Motor

Conexão sobre rodas

Skype, CloudCar, concierge e conexão remota. Cada vez mais possibilidades e conforto para motoristas

11 Jan 2017 09:20

Lembra da época em que era necessário ligar o veículo e esperar alguns bons minutos antes de poder sair com ele? Pois é, daquele tempo pra cá essa história acabou, os guias de ruas também se foram e os carros aparecem cada vez mais com tecnologias que não conseguimos viver sem. Entre elas, temos sensores de estacionamento, câmeras de ré ou ao redor do veículo, assistentes de frenagem e os sistemas de navegação entre outros. Mas a indústria automotiva não para. A assistência 24 horas hoje ofertada por Audi, BMW, Chevrolet, Ford, Honda, Hyundai, Mercedes e Jaguar Land Rover chegou ao país em 2012 com a Volvo, e já ganhou melhorias e marca cada vez mais presença nas estradas.

Na corrida tecnológica, a Volvo anunciou que os veículos Série 90 que já contam com o Apple Carplay e AndroidAuto passarão a contar com o Skype Business. Com milhões de usuários pelo mundo, o aplicativo aparece pela primeira vez em automóveis e mostra o caminho para o qual as marcas seguem em termos de conectividade e produtividade. Além disso uma nova gama de serviços estará disponível no concierge do Volvo On Call, programa piloto que acontece em São Francisco. Os proprietários participantes usarão um app para identificar os serviços de concierge disponíveis na área e pedir por ali mesmo que abasteçam, realizem a manutenção agendada e alguns outros serviços.

A BMW apresentou no Brasil as funções do ConnectedDrive, o sistema de serviços ativado por um SIM integrado ao BMW. O proprietário consegue informações de trânsito com o BMW Online Office, aplicativo que permite acesso aos e-mails, notícias, pesquisa de pontos de interesse e transferência dos pontos de interesse para o sistema de navegação. Já o aplicativo My BMW Remote App permite trancar as portas, verificar se há alguma janela aberta, programar a climatização do veículo e localizar o veículo em um estacionamento até acionando um farol ou a buzina, tudo isso à distância. O novo Série 5, apresentado em outubro, conta com diversos recursos avançados sistema iDrive que, dependendo da versão, podem até ser operados por comando de voz e gestos.

A Jaguar Land Rover apresentou com a Discovery Sport o Land Rover Incontrol App, que permite até oito tablets e smartphones conectarem-se ao Wi-fi Hotspot. A Nova Discovery apresentou a tecnologia que permite configurar os assentos à distância, também através de aplicativo. Além do sistema AllTerrain 2 que identifica e configura o veículo de acordo com o piso. A inglesa também firmou parceria com a CloudCar, líder em desenvolvimento de experiências de conectividade e pretende ser a primeira empresa automotiva a ter a nova geração do CloudCar. Dessa maneira as informações armazenadas em nuvem visam melhorar a tecnologia por comando de voz e personalização. A plataforma deve ser implantada no carro conceito elétrico I-Pace, que pode chegar ao mercado já em 2018.