Motor

Concept X-Class: a nova picape da Mercedes-Benz

A alemã apresentou a caminhonete feita por uma marca de luxo. Carro deve chegar ao Brasil em 2018

por Rebeca Martinez 7 Nov 2016 10:13

A Mercedes-Benz mostrou recentemente duas versões conceito de sua nova picape, a Classe X que foca atender Europa, América Latina, África do Sul e Austrália. Gorden Wagener diretor de Design da Daimler definiu os veículos da seguinte forma durante a apresentação: “As picapes incorporam, com a máxima expressividade, a linguagem de design típica da marca nos SUVs, e representam a relação de opostos que caracteriza nossa filosofia de design: elas são ‘hot and cool’.” Ponto notável é que o lançamento é fruto da parceria Renault-Nissan e Mercedes, e que as caminhonetes são as primeiras fabricadas por uma montadora do mercado premium em todo o mundo.

Concept X- Class Stylish Explorer
Com 1,90 metro de altura a versão, mais urbana da picape tem linhas que remetem claramente à Mercedes. Os elementos de carbono fosco no exterior e interior, as superfícies metálicas escovadas e as cores fortes dão ao modelo ares para enfrentar as cidades. Sua frente parte da linha SUV, mas as caixas de roda acentuadas revelam a largura e força da picape. O ângulo amplo das rodas, combinadas com pneus maiores, são ideais para utilização off-road. A combinação entre o balanço dianteiro mais curto e o balanço traseiro alongado confere uma direção mais dinâmica à picape. Um detalhe marcante, o contorno sob a forma de barra luminosa em LED na tampa traseira, chama a atenção não apenas na Stylish, mas em sua outra versão.

Concept X-Class Powerful Adventurer
A versão aventureira tem um design que mostra a robustez e resistência de uma picape adaptada aos terrenos rurais. Com os mesmo 1,90 metro de altura da outra versão, os revestimentos nos para-lamas e cavas das rodas de carbono fosco entregam a ela um visual off-road. Esse desenho continua no interior, com elementos de carbono fosco e couro preto estampado no estilo de carbono.

Outra novidade é que a picape ganhará uma linha de acessórios desenvolvida especialmente para o modelo, além de um interior com elementos da Classe C e Classe V, como o sistema de informação, entretenimento e os bancos ergonômicos. Da motorização, por enquanto, sabe-se que a versão topo de linha terá um motor diesel V6 conjugado com uma tração permanente nas quatro rodas 4MATIC. Em termos de comunicação, será um marco na categoria, ao permitir com o cartão SIM e o uso do sistema de serviços Mercedes Me Connect o acesso à picape via smartphone, tablet ou computador a qualquer momento.

A picape Classe-X deve chegar ao mercado internacional no final de 2017 e no Brasil já em 2018. O Classe X para o mercado latino-americano será fabricado na linha de montagem da Renault em Córdoba, na Argentina.

Rebeca Martinez

Desde pequena mostrava opinião e gênio fortes. Nem sempre aquilo que interessava aos outros lhe chamava a atenção. Aproveita todo momento para conhecer um lugar novo, seja uma cidade, restaurante ou um automóvel. Para ela, buscar algo diferente traz sempre emoção.

Veja mais