Motor

Carros Audi falarão com semáforos

Tecnologia que liga sinais de trânsito a carros deve começar a funcionar neste ano

por Rebeca Martinez 17 Ago 2016 12:26

A marca alemã Audi vem inovando no quesito de tecnologia urbana, e buscando avanços cada vez maiores para seus carros. A montadora anunciou nesta semana que vai começar a trabalhar com os municípios para ligar seus veículos a semáforos, que entenderão quando eles vão mudar, avisando seus condutores e passageiros.

A montadora diz que este é o primeiro passo para um veículo com Infraestrutura V2I em parceria com as cidades a ser lançada neste outono.

É claro que os Audis não estarão falando com os semáforos diretamente. Em vez disso, a conexão built-in LTE dos veículos será usada para obter informações do sistema de controle de tráfego do centro de controle da cidade participante do programa. Usando esses dados e GPS, os carros vão ser capazes de mostrar no painel de instrumentos, quando um próximo sinal fica verde.

Utilizando os sistemas de tecnologia de tráfego dos municípios parceiros, a nova tecnologia que pode interferir em todo o trânsito da cidade. O especialista sênior de produtos e tecnologia da montadora, Justin Goduto, disse à imprensa internacional que a tecnologia não está pronta para a implantação generalizada ainda.

A tecnologia necessária para obter todas as informações que a luz verde está disponível nos modelos 2017 Audi Q7, A4 e A4, nos veículos construídos após 1º de junho de 2016. Os motoristas também terão de se inscrever na Audi Connect Prime. A montadora ainda não anunciou quais as primeiras cidades a contar com a infraestrutura V2I, mas espera-se que o sistema esteja trabalhando de cinco a sete áreas metropolitanas até o final do ano.

Rebeca Martinez

Desde pequena mostrava opinião e gênio fortes. Nem sempre aquilo que interessava aos outros lhe chamava a atenção. Aproveita todo momento para conhecer um lugar novo, seja uma cidade, restaurante ou um automóvel. Para ela, buscar algo diferente traz sempre emoção.

Veja mais