Motor

Cannes recebe edição anual do Yachting Festival

Um dos maiores salões náuticos da Europa atraiu 50 mil visitantes à cidade francesa

por Rebeca Martinez 12 Set 2016 09:19

São mais de 600 barcos e iates dos estaleiros mais conhecidos do mundo. Eles passaram a última semana reunidos na marina Quai Max Laubeuf e nos portos Cannes Vieux e Pierre Canto para participar do Cannes Yatching Festival deste ano, um dos eventos náuticos mais importantes da Europa e do mundo. Entre os estaleiros presentes, o mito italiano Riva, a inglesa Sunseeker, as francesas Jeanneau, Prestige, Bénéteau e Monte Carlo e o americano Chris Craft todos apresentando seus últimos modelos.

Ao todo, o Cannes Yathing Festival deste ano apresentou 191 novos modelos e 107 premiers mundiais.  Dentre as novidades, aqui estão alguns dos imperdíveis. O estaleiro turco Numarine, responsável por embarcações de alta performance que encantam por seu design traz duas novidades, o alta performance 78ht Evolution e o luxuoso com opções de configuração 78 Fly Evolution.

O italiano Baglietto apresenta o Fast 46m, um iate com casco em alumínio e tom cinza, que atrai olhares à distância. O super iate de 150 pés une velocidade e conforto para até 12 pessoas, sendo capaz de atingir 26 nós de velocidade. As embarcações Riva, do Grupo Ferreti, outro estaleiro italiano sempre aguardado, tem seis embarcações expostas. Sendo que o 76 Bahamas e o Rivamare realizam estreia mundial. O primeiro, em tom sobre tom de cinza, é candidato a ser um dos mais elegantes iates esportivos da atualidade. O Rivamare, cujo design é inspirado nos carros esportivos, tem painel de controle em fibra de carbono e tecidos técnicos. Ambos foram desenvolvidos em parceria com a Officina Italiana Design.

Neste ano o festival apresentou a La Terrasse, uma área nova dedicada às marcas de luxo. Além da bela vista 180º, o píer está ao lado dos iates de maior prestigio do festival. Outra novidade é uma área dedicada aos catamarãs. São mais de 40 modelos em exibição, que incluem seis premiers mundiais.

Ocupam as margens uma vasta gama de modelos, de 10 a 52 metros de comprimento. Sendo possível encontrar de botes, barcos a vela, catamarãs e até os iates mais luxuosos, que incluem os de produção em linha e os barcos customizados. Os visitantes exploram as maiores inovações do mundo náutico.

Um dos grandes atrativos do festival de Cannes é a possibilidade dos futuros proprietários fazerem um test drive nos barcos, afinal 80% deles podem ser tirados dos portos para uma pequena volta. Na entrada do Quai Max Laubeuf, na marina, estão expostos, em estande seco, barcos com até 12 metros de comprimento.

Mas sabendo que muitos dos visitantes já possuem suas próprias embarcações, o Cannes Yachting Festival conta também com um grupo de fabricantes de equipamentos, trazendo uma vasta seleção de soluções on board, novos tons de tinta e os últimos lançamentos de motores eco-friendly.

Rebeca Martinez

Desde pequena mostrava opinião e gênio fortes. Nem sempre aquilo que interessava aos outros lhe chamava a atenção. Aproveita todo momento para conhecer um lugar novo, seja uma cidade, restaurante ou um automóvel. Para ela, buscar algo diferente traz sempre emoção.