Motor

Avanços tecnológicos da Ford

Ford comemora 60 anos da divisão de caminhões da montadora com novidades autônomas para estes veículos

por Rebeca Martinez 18 Out 2017 12:19

A Ford comemorou no início do mês de outubro 60 anos da fabricação de caminhões no Brasil. No evento apresentado pelo ator Marco Pigossi, a montadora relembrou grandes momentos e produtos que marcaram sua história: os caminhões modelo TT, montados com componentes importados, em 1925; e o F-600, primeiro caminhão produzido no país, na fábrica do Ipiranga, em 1957.

“Aproveitamos a comemoração deste importante marco de 60 anos para reafirmar o nosso compromisso com o negócio de caminhões no Brasil e na América do Sul”, disse Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul momentos antes de apresentar o Cargo Connect, caminhão protótipo que a Ford pretende levar em breve ao mercado. O veículo é equipado com tecnologias de sensores, câmera e radar que visam ajudar a aumentar a produtividade auxiliando o gerenciamento da carga, além de levar mais segurança para estradas. Montado sobre um protótipo Cargo 2429 8×2, é o primeiro da marca com essa configuração de tração.

O Cargo Connect ainda conta com sistema autônomo de frenagem, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, alerta de fadiga e monitoramento de 360 graus do caminhão com câmeras conectadas a uma central de operações. Como se fosse pouco, vem com gerenciamento inteligente de carga e alerta sobre a necessidade de manutenções preventivas.

Contra o sono



Item que chamou a atenção no evento, o Boné Alerta criado no Brasil passaria desapercebido por qualquer um na rua. Mas em sua demonstração, feita pelo próprio Lyle Watters e testado por nós também, o Boné pode ser de grande auxilio na redução de acidentes. O sistema mapeia a maneira que o usuário mexe sua cabeça quando está trabalhando, e como muda quando a mesma pessoa está com sono. Assim, três tipos de alertas: vibração, sonoro e visual, destinados a manter o motorista acordado. Ainda sem data para lançamento, a certeza é que outros condutores com certeza ficarão interessados. Confira acima um vídeo divulgado pela Ford.

 

Rebeca Martinez

Desde pequena mostrava opinião e gênio fortes. Nem sempre aquilo que interessava aos outros lhe chamava a atenção. Aproveita todo momento para conhecer um lugar novo, seja uma cidade, restaurante ou um automóvel. Para ela, buscar algo diferente traz sempre emoção.

Veja mais