Motor

As novidades do Salão de Genebra 2017

De novidades a mudanças, veja tudo o que foi mostrado no salão europeu

por Rebeca Martinez 16 Mar 2017 09:28

Todos os anos, o Salon International de l’Auto, em Genebra, traz ao público grande número de novidades da indústria automotiva. São veículos re-estilizados, premières mundiais, europeias, suíças ou modelos com face lifting. Aqui estão as premières que você precisa conhecer.

Audi
RS5 Coupé
Com design inspirado nos detalhes do carro de corrida Audi 90 quattro IMSA GTO, ele tem na dianteira a grade Singleframe plana e grandes entradas de ar. Já a lateral com arcos de roda alargados em 15mm tornaram-se bem pronunciados. Para completar o visual esportivo da linha RS, difusores específicos da linha e escapes ovais se unem ao spoiler fixo. Do lado de dentro a esportividade continua com bancos RS e o volante em couro aplanado, sendo completada pela tecnologia dos diversos assistentes de direção além do head-up display e faróis de LEDs Matrix. Por baixo do capô, um motor re-desenvolvido 2.9 TFSI V6 biturbo, que conta 450 cavalos de potência, entregue pela transmissão tiptronic de oito velocidades com ajuste esportivo para o sistema de tração permanente quattro. A versão top de linha vai do 0 aos 100 km/h em 3,9 segundos. E quem for louco por velocidade pode escolher ainda o pacote RS dynamics, que faz o RS5 Coupé chegar a uma velocidade máxima de 280 km/h.

RS3 Sportback
O esportivo compacto chega com motor 2.5 TFSI de cinco cilindros, que entrega 400 cavalos de potência, tornando possível o veículo ir de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos. Seu visual impactante segue os passos do RS5 Coupé, com a grade Singleframe, grandes entradas de ar e spoiler, além de soleiras angulosas. O motorista tem grande controle sobre as configurações, já que a tração quattro de série é integrada ao sistema Audi drive select. O sistema configura itens como a direção, o câmbio S tronic, gerenciamento do motor, entre outros. Existe também o sistema de suspensão esportiva RS plus com controle adaptativo dos amortecedores que deixa a disposição a variação entre os modos conforto, automático e dinâmico. A direção progressiva, eixo traseiro four-link e um sistema de suspensão mais ajustado o tornam mais afiado e estável.

A5Sportback g-tron
O terceiro modelo da marca pronto para rodar com gás natural é apresentado trazendo motor 2.0 TFSI de 170 cv e quatro tanques leves e fortes, que armazenam 19 quilos de gás. Isso gera uma autonomia de 500 quilômetros rodados apenas com gás e, em união ao motor a gasolina, 950 quilômetros. No New European Driving Cycle (NEDC), essa tecnologia mostra baixa emissão de CO2, tornando a Audi a primeira montadora premium a oferecer um motor a gasolina no segmento B com valores de emissões mais baixos que em veículos equivalentes a diesel.

RS5 DTM
A versão para as pistas do RS5 Coupé. Com um novo design a terceira geração é apresentada com melhor precisão na disposição nas peças aerodinâmicas. Além do motor 4.0 V8 que apresenta mais de 500 cavalos de potência. Para 2017 a parceria com a Hankook entregará pneus ainda mais macios para possibilitar tempos ainda mais rápidos nas voltas.

Bentley
EXP12 Speed 6e
O primeiro Bentley elétrico é apresentado em Genebra, um passo no caminho das baixas emissões de poluentes com o requinte característico. Para manter-se fiel aos seus princípios, alta performance e refinamento estão presentes. A montadora ainda não deu muitos detalhes sobre os propulsores, mas sabe-se que o conceito tem autonomia superior a 400 quilômetros. O design do roadster é uma evolução do EXP10 Speed 6, inspirado na arquitetura contemporânea e nas formas aerodinâmicas de aeronaves sua a frente baixa e as entradas de ar laterais marcadas acentuam o lado esportivo. Os espelhos laterais foram trocados por câmeras no lugar de vidros. No interior, tecnologia e sofisticação de um console feito em uma única peça de vidro curvo onde está a tela OLED de alta definição encontra a tradição do revestimento em couro. No volante os controles de mídia, comunicação, navegação e controles do veículo estão nas peças de vidro ali inseridas. Há também dois botões apresentados no topo do volante cortado, um oferecendo um impulso de desempenho instantâneo e o outro a capacidade de limitar a velocidade, em áreas urbanas, por exemplo. O passageiro não é esquecido tendo à sua disposição um painel para acessar mídias sociais, email e entretenimento.

Mercedes-Benz
AMG GT Concept
O conceito é parte das novidades que celebram o aniversário da divisão de performance da alemã – a AMG. Esse coupé de quatro portas mostra o caminho que os superesportivos estão seguindo. Ele conta com um motor V8 a gasolina, aliado a um motor elétrico de alta performance, é claro. O design mostra sua relação com o AMG GT. A identificação EQ Power+ na câmera que substitui os espelhos retrovisores e mostra o aumento de performance de sua motorização híbrida. O conceito com sua traseira alongada permite espaço para os ocupantes e as bagagens, o que deve facilitar seu uso no dia a dia. Além de ter todas as funcionalidades dos veículos de performance.

Ferrari
812 Superfast
A Ferrari inicia as celebrações de seu 70º aniversário com a première do modelo de produção mais rápido já feito pela icônica marca de automóveis. Esse supercarro leva um motor V12 totalmente novo de 6,5 litros, que gera 800 cavalos de potência – são 60 cavalos a mais que a F12berlinetta. Sempre na busca pela condução ainda mais estimulante, o 812 Superfast tem coeficientes aerodinâmicos melhorados em relação à F12berlinetta, em grande parte graças às mudanças do underbody. A mudança no design começa pela  na linguagem do motor V12. Seu design inclui arcos de rodas com aspecto musculoso e laterais marcadas de aspecto escultural – que deixam sua parte traseira com aparência menor. Vistas por trás, as lâmpadas em linha horizontal a tornam grandiosa e o spoiler proeminente finaliza o toque esportivo. Vale lembrar que esta é a primeira Ferrari a contar com a direção elétrica e com o Virtual Short Wheelbase 2.0 (PCV), sistema que integra a assistência de direção de roda dianteira elétrica com o conceito mecânico construído em torno das dimensões dos pneus e da direção das rodas traseiras. O volante será o grande aliado de quem estiver acelerando, avisando quando a Ferrari estiver chegando ao seu limite de aderência. Até mesmo o torque do volante dará ao motorista feedback para que o motorista realinhe o carro corretamente. No salão é possível conhece-lo nas novas cores Rosso 70 Anni e Grigio Caldo Opaco.

McLaren
720S
A nova geração de supercarros McLaren traz todos os elementos que formam o coração da fabricante de automóveis. Com corpo em fibra de carbono e liga de alumínio, o superesportivo é focado em performance, e vai de 0 a 100km/h em menos de 3 segundos, chegando a 341km/h. Para alcançar tal façanha o motor V8 de duplo turbo foi modificado em 41% de suas partes. Para auxiliar o motorista – que no caso está mais para um piloto – a nova geração do controle proativo de chassi McLaren e nova suspensão são combinados à direção eletro-hidráulica para entregar uma variedade de capacidades dinâmicas sem comparação. No interior, couro e alumínio integrados a nova interface de direção McLaren, que inclui display dobrável e tele central de informações e entretenimento. A ideia da montadora britânica é oferecer o supercarro mais completo para uso da atualidade. Ficou com vontade? Os revendedores McLaren já estão fazendo pedidos.

Fittipaldi EF7 vision gran turismo by Pininfarina
Construído em volta e para antigo campeão mundial de Formula 1 Emerson Fittipaldi pelo aclamado estúdio de design Pininfarina e a empresa alemã de engenharia HWA AG, o EF7 exala performance em cada contorno. As linhas agressivas e limpas foram inspiradas no tubarão. Mas este tubarão tem chassi em fibra de carbono,, e como coração apresenta um motor V8 aspirado com 600 cavalos de potência.  O superesportivo conta com um número limitado a 39 unidades a serem construídas. Cada proprietário terá a oportunidade de coaching com o próprio Emerson Fittipaldi e poderá unir-se ao Fittipaldi Racing Club, que leva para conduções e corridas em alguns dos melhores circuitos de corrida liderados por Fittipaldi e outros pilotos. Claro que diversas opções de personalização estarão disponíveis aos futuros proprietários e incluem exterior, rodas e interior. Para os que não forem agraciados com um EF7 na garagem, o game Gran Turismo Sport, para Playstation 4, dará a chance de provar mesmo que virtualmente tudo que o EF7 contempla.

Rebeca Martinez

Desde pequena mostrava opinião e gênio fortes. Nem sempre aquilo que interessava aos outros lhe chamava a atenção. Aproveita todo momento para conhecer um lugar novo, seja uma cidade, restaurante ou um automóvel. Para ela, buscar algo diferente traz sempre emoção.