Motor

Airbus quer testar táxi aéreo autônomo em 2017

Novo carro voador será o protótipo definitivo para o futuro?

19 Jan 2017 09:13

Um ano depois de embarcar em uma missão para desenvolver carros voadores autônomos, a Airbus está preparada para testar seu protótipo de táxi aéreo autônomo para um passageiro até o final de 2017. As informações são do ZDnet.

A empresa prevê um mundo onde, com o apertar de um botão, os veículos podem sobrevoar os engarrafamentos. Além disso, as pessoas seriam capazes de reservar vôos autônomos usando um aplicativo para celular.

“Cem anos atrás, o transporte urbano foi subterrâneo, agora temos os meios tecnológicos para ir acima do solo”, disse o CEO da Airbus, Tom Enders, à conferência de tecnologia digital da DLD em Munique. “Estamos em fase de experimentação, tomamos este desenvolvimento muito a sério”, completou.

Enders acrescentou que essas tecnologias teriam que estar limpas para evitar mais poluir as cidades congestionadas e que usar o céu poderia ajudar a reduzir os custos para os planejadores de infra-estrutura urbana. “Com o vôo, você não precisa gastar bilhões em pontes e estradas de concreto”.

O projeto de veículo auto-voador, chamado Vahana, foi lançado em fevereiro de 2016 na A3, divisão de inovação do Grupo Airbus, com sede em Silicon Valley.