Moda

Zenith lança relógio em homenagem à Cohiba

Legend of Cohiba comemora 50 anos da marca cubana de charutos

por César Rovel 22 Dez 2016 10:12

Após três edições limitadas comemorativas dos 50 anos da Cohiba, a Zenith apresenta um relógio que assume um papel central nesta coleção, o El Primero “Legend of Cohiba”. O modelo encarna as características de excelência, precisão e competência que unem a Zenith e a Cohiba, com uma sutil combinação de ouro rosa e tons Havana.

Meio século após a sua criação, os Habanos Cohiba e os relógios El Primero ainda conservam os atributos que fizeram a sua reputação ao longo dos anos. Há mais de 50 anos, em 1962, as primeiras linhas do movimento El Primero foram traçadas, com o objetivo de criar um relógio especial para celebrar os 100 anos da Manufatura Zenith, em 1965.

Devido à enorme complexidade envolvida na concepção do lendário calibre, ele foi finalmente lançado em 1969. Já a Cohiba, marca emblemática da Habanos, surge em 1966. O tempo uniu os dois ícones com a criação, em 2016, de uma coleção de relógios única, que celebra a sua excelência e maestria.

Um Habano é um objeto de prestígio que, tal como um relógio, personifica toda uma tradição de excelência e produção histórica. O tabaco veio para o Velho Mundo após a descoberta do Novo Mundo por Cristóvão Colombo. Passados mais de 500 anos, a marca mais famosa do mundo estabelece uma parceria com a Zenith.

O El Primero “Legend of Cohiba” dotado do emblemático movimento El Primero, cronógrafo com frequência de 36.000 alternâncias/hora e indica os décimos de segundo, deixa de lado seu lendário visual tricolor, em cinza, antracito e azul, e adota as cores da marca emblemática da Habanos. A caixa de 42 mm em ouro rosa tem gravado o ano 1966.

Os pequenos segundos às 9 horas revelam o perfil do chefe indígena Taíno – o emblema da marca Cohiba. O mostrador exibe as tonalidades douradas de uma folha de tabaco e apresenta os característicos anéis Cohiba. Em uma sutil alusão ao tamanho, as suas linhas atravessam o mostrador, realçando verticalmente a largura do relógio, da mesma forma que indicam o diâmetro em um charuto.

Complementado por uma pulseira em couro de aligátor castanha, com forro em tons de laranja e amarelo, o relógio é entregue em uma exclusiva caixa em madeira, de cores idênticas às dos lendários Habanos.

Zenith El Primero “Legend of Cohiba” Ref. 18.2041.400/76.C795 – Ficha técnica
Movimento
Calibre El Primero 400B, automático, diâmetro 30 mm, espessura 6,6 mm
326 componentes, 31 rubis
Frequência 36.000 aph (5 Hz), reserva de marcha de 50 horas
Cronógrafo com roda de colunas, massa oscilante com “Côtes de Genève”
Indicação de horas e minutos ao centro, pequenos segundos às 9, cronógrafo com ponteiro de cronógrafo ao centro, contador de 12 horas às 6, 30 minutos às 3, escala taquimétrica, data às 6

Caixa
Ouro rosa 18 quilates, 42 mm, abertura 37,1 mm, espessura 12,75 mm
Vidro de safira convexo com antirreflexo em ambas as faces
Fundo de safira com antirreflexo em ambas as faces, adornado com o logo Cohiba
Gravada com o ano de fundação da Cohiba (1966), estanque a 10 atm
Mostrador em tons de castanho com padrão raios de sol e decoração e logotipos Cohiba
Índices de horas e ponteiros dourados e facetados com SuperLuminova SLN C1

Pulseira
Couro de aligátor castanho com forro de borracha na cor característica da Cohiba, fecho de fivela em ouro rosa 18 quilates

César Rovel

César Rovel fundou em 2006 o site Relógios & Relógios, dedicado exclusivamente à relojoaria. Anualmente faz a cobertura dos salões Baselworld e SIHH – Salão Internacional da Alta Relojoaria, na Suíça, e do SIAR, no México. É membro do Cartier Fine Watchmaking Club e do Montblanc 4810 Club.

Veja mais