Moda

Zenith inova em novo cronógrafo

Defy El Primero 21 tem indicação de centésimos de segundo no mostrador

por César Rovel 27 Jun 2017 11:44
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A Zenith apresentou em Baselworld o Defy El Primero 21, com um novo movimento de cronógrafo com indicação de centésimos de segundo.

O Defy El Primero do século XXI é equipado com um movimento in-house certificado pelo COSC, com indicação de centésimos de segundo por um ponteiro central, que executa uma rotação por segundo. O movimento possui dois reguladores em material composto de Carbono com matriz em nanotubos de carbono, um novo material patenteado imune a campos magnéticos e variações de temperatura.

O Defy El Primero 21 tem frequência de 50 Hz, o que o torna dez vezes mais rápido e preciso que o El Primero original. Tem diâmetro de 32 mm em comparação com os 30 mm do antecessor; espessura de 7,9 mm contra 6,50 mm; 203 componentes contra 278 em 1969. Funções mecânicas mais complexas executadas por um menor número de peças: tal como nas indústrias automobilística e aeronáutica, o Defy El Primero 21 é resultado da engenharia moderna, assegurando montagem e regulação simplificadas e um nível máximo de desempenho.

São dois reguladores independentes: uma para as horas e outro para o cronógrafo. O balanço do relógio oscila à frequência de 5 Hz – as famosas 36.000 alternâncias/hora dos cronógrafos El Primero desde 1969. Com certificação de cronômetro COSC, oferece reserva de marcha de 50 horas, e 50 minutos para o cronógrafo.

Suas novas espirais foram desenvolvidas pelos engenheiros do grupo LVMH, uma tecnologia patenteada que é uma novidades mundial. As excepcionais propriedades físicas e mecânicas da espiral com matriz em grafeno a tornam imune à temperatura e à influência de campos magnéticos, muito além do padrão de 15.000 Gauss conhecido, garantindo uma precisão ímpar sob todas as condições de utilização.

O El Primero 21 é dotado de um mecanismo de volta a zero do cronógrafo patenteado, constituído por três peças centrais e um exclusivo mecanismo de arranque, que assegura a volta a zero simultânea dos segundos, décimos e centésimos de segundo.

Este El Primero de nova geração e duplo tambor tem funções de horas e minutos centrais, pequenos segundos às 9, ponteiro de cronógrafo central dos centésimos de segundo com escala dedicada, contador de 30 minutos às 3, segundos e décimos de segundo às 6 e indicação percentual da reserva de marcha do cronógrafo às 12 horas. A coroa de duas posições (dar corda e acertar a hora) permite dar corda manual ao relógio em ambos os sentidos: sentido horário para o cronógrafo, anti-horário para o relógio. 25 voltas da coroa são suficientes para obter 100% da carga do tambor do cronógrafo. Uma massa oscilante esqueletizada em forma de estrela assegura a corda automática unidirecional da função relógio.

A caixa de 44 mm de diâmetro em titânio grau 5 é inspirada nos El Primero originais. Com coroa canelada e botões de cronógrafo, alterna acabamentos escovados e acetinados, integrando uma pulseira em borracha com aplicação de couro e fecho de báscula de dupla lâmina.

O mostrador esqueletizado revela uma elegante decoração contemporânea. Ponteiro dos segundos com uma estrela em uma das extremidades, grandes ponteiros luminescentes tipo bastão e índices das horas facetados: todas as características icônicas do El Primero estão presentes, juntamente com contadores que revelam duas das cores – azul e cinza antracito – exibidas pelo lendário cronógrafo de 1969.

Zenith Defy El Primero 21 – Ficha técnica
Referências
95.9000.9004/78.R582 (Titânio – mostrador esqueletizado)
95.9001.9004/01.R582 (Titânio – mostrador prateado)
24.9000.9004/78.R582 (Alumínio ceramizado – mostrador esqueletizado)

Movimento
Novo calibre El Primero 9004, cronógrafo de 1/100 de segundo, automático
Diâmetro 32,80 mm, espessura 7,9 mm, 203 componentes, 53 rubis
Reserva de marcha de 50 horas
1 escape para o Relógio (36.000 aph – 5 Hz); 1 escape para o Cronógrafo (360.000 aph – 50 Hz)
Insensível a campos magnéticos e variações de temperatura
Estrutura de dupla correia com 2 reguladores de composto de nanotubos de carbono em matriz de carbono
Certificado pelo COSC
Massa oscilante com Côtes de Genève
Indicador de reserva de marcha do cronógrafo às 12 horas
Horas e minutos centrais, pequenos segundos às 9
Ponteiro de cronógrafo central, contador de 30 minutos às 3; de 60 minutos às 6

Caixa
Diâmetro 44 mm, abertura do mostrador 35,5 mm, espessura 14,50 mm
Em titânio escovado ou alumínio ceramizado, estanque a 10 atm
Vidro de safira convexo com antirreflexo em ambas as faces, fundo de safira
Mostrador esqueletizado ou prateado com três contadores pretos
Índices e ponteiros rodiados ou com rutênio, facetados e revestidos com SuperLuminova SLN C1

Pulseira
Borracha preta revestida com couro de aligátor preto, fecho de báscula duplo em titânio

Preço
Titânio, mostrador prateado: USD 9,600; titânio, mostrador esqueleto: USD 10,600; alumínio ceramizado: USD 11,600

César Rovel

César Rovel fundou em 2006 o site Relógios & Relógios, dedicado exclusivamente à relojoaria. Anualmente faz a cobertura dos salões Baselworld e SIHH – Salão Internacional da Alta Relojoaria, na Suíça, e do SIAR, no México. É membro do Cartier Fine Watchmaking Club e do Montblanc 4810 Club.

Veja mais