Moda

Tênis Stan Smith reconquista mercado

Os clássicos voltam aos pés com a majestade e experiência de meio século de história

15 Jul 2016 18:32

Branco e verde. Com simplicidade aplicada em sua paleta de cores e em seu design icônico, nascia o Stan Smith, o tênis mais marcante da Adidas e um dos mais importantes calçados do segmento. Rappers, punks, DJs, designers, atores hollywoodianos, pais, mães, avós e netos. Ao longo dos seus 53 anos de história, os Smiths conquistaram todos os públicos, e hoje é muito difícil olhar para eles e não lembrar alguma história em que estiveram presentes.

Desde o momento em que o primeiro par foi exposto em uma vitrine, 40 milhões de caixas com o modelo foram vendidas em todo o mundo e, recentemente, com sua nova inserção no mercado após uma pausa de um ano, o modelo vendeu em doze meses mais do que entre o período de 2010 a 2013.

Sempre que questionado sobre o sucesso do modelo, Stan Smith, tenista profissional que deu nome ao tênis, diz que o design simples e as cores básicas são os grandes responsáveis pelo sucesso atemporal do calçado.

Originalmente nomeado de Halliet, em homenagem ao tenista francês Robert Halliet, o calçado nasceu em 1963, destinado aos esportistas das raquetes. Somente em 1978, quando rebatizado, recebeu o nome de Stan Smith, que atingiu o primeiro lugar no ranking mundial de Tênis em 1972.

Foi apenas após 1978 que o modelo recebeu uma variação nas cores oferecidas. A Adidas começou a oferecer o modelo com detalhes nas cores vermelhas ou azul marinho. De lá para cá, várias outras combinações aparecerem, não sendo limitada apenas às cores e estampas. É possível encontrar o tênis com outros materiais em sua composição, como camurça e malha.

Atualmente, os Smiths voltaram com grande força para os pés de famosos e fashionistas, graças a uma ação de marketing da marca que, além de agressiva campanha em redes sociais, enviou modelos personalizados para personalidades selecionadas, que ao vestir o modelo, o recolocaram no patamar de ícone. Ellen Degeneres, foi uma das escolhidas, recebendo um modelo clássico de couro branco e verde, com as tiras furadas nas laterais e seu rosto e nome estampado na lingueta.

Diversos modelos estão sendo vendidos no Brasil, inclusive a coleção feita pelo cantor Pharrell Williams, e podem sem encontrados na Adidas, Artwalk, Netshoes, Dafit e Kanui.

stansmith0215072016

Veja mais