Moda

Rolex atualiza o Sky-Dweller

Novos modelos foram mostrados em Baselworld 2017

por César Rovel 5 Mai 2017 11:10

A Rolex apresenta novas versões do modelo Sky-Dweller, em Rolesor amarelo e Rolesor branco, associação de aço e ouro amarelo ou branco. Os mostradores agora trazem índices de horas retangulares, ao invés de algarismos romanos, e ponteiros alongados, preenchidos com Chromalight para melhor legibilidade. Como todo Rolex, o novo Sky-Dweller recebe a certificação Cronômetro Superlativo, redefinida pela Rolex em 2015.

O Oyster Perpetual Sky-Dweller é destinado a viajantes, com indicação de duplo fuso horário com a hora local indicada por ponteiros no centro, e a hora de referência em formato 24 horas em um disco giratório. O calendário anual inovador, batizado Saros – em alusão ao fenômeno astronômico do mesmo nome – exige apenas uma correção de data por ano, entre Fevereiro e Março, com exibição dos meses em 12 aberturas ao redor do mostrador. Para ajustar essas funções de maneira simples e rápida, o modelo possui uma interface inovadora e patenteada: o aro giratório Ring Command.

No Sky-Dweller em Rolesor amarelo, o aro, a coroa e os elos centrais da pulseira são de ouro amarelo 18 K, enquanto a carrura e os elos externos são em aço 904L. Na versão Rolesor branco, o aro é em ouro branco 18 K, enquanto a coroa, a carrura e a pulseira são em aço 904L.

A caixa Oyster é estanque até 100 metros. O fundo com caneluras é rosqueado hermeticamente por uma ferramenta especial exclusiva dos relojoeiros da Rolex. A coroa rosqueada tem o sistema de dupla vedação Twinlock. O vidro de safira exibe a lente de aumento “Cyclops” às 3.

O Sky-Dweller é equipado com o calibre 9001, movimento mecânico automático inteiramente desenvolvido e manufaturado pela Rolex. Com 7 patentes, figura entre os calibres mais complexos já desenvolvidos pela marca.

O oscilador possui espiral Parachrom azul patenteada e fabricada pela Rolex, em liga exclusiva e com curva Rolex. Antimagnética, essa espiral apresenta grande estabilidade a variações de temperatura e é até dez vezes mais precisa que uma espiral tradicional em caso de choques. O oscilador com ponte transversal de altura regulável é montado sobre um sistema de absorção de choques Paraflex.

O calibre automático 9001 possui uma reserva de marcha de 72 horas. A interação entre o mecanismo e o aro para ajuste das funções é assegurada por uma roda de seletor disposta na periferia do mecanismo.

A pulseira Oyster tem elos em aço na versão Rolesor branco, ou aço e ouro amarelo 18 K, na versão Rolesor amarelo. Ela é equipada com um novo sistema de fixação invisível sob o aro, para uma perfeita integração à caixa, além de um fecho Oysterclasp e do elo de extensão rápida Easylink, engenhoso sistema patenteado pela Rolex que permite ajustar facilmente em cerca de 5 mm o comprimento da pulseira.

A certificação de Cronômetro Superlativo garante precisão da ordem de -2/+2 segundos por dia, ou seja, mais de duas vezes superior à exigida para um Cronômetro COSC. Ela é simbolizada pelo selo verde presente em cada relógio e acompanhada de uma garantia internacional de cinco anos.

Rolex Sky-Dweller Rolesor – Ficha técnica
Movimento
Calibre 9001, manufatura Rolex, mecânico automático bidirecional, 40 rubis
Precisão -2/+2 segundos por dia, após o encaixe
Indicação de horas, minutos e segundos no centro, 24 horas
Segundo fuso horário por ajuste rápido e independente do ponteiro das horas Calendário anual instantâneo às 3 horas pelo sistema Saros com correção rápida e bidirecional da data sem restrições
Exibição do mês em 12 aberturas ao redor do mostrador
Stop-seconds para ajuste preciso da hora
Frequência 28.800 aph (4 Hz), reserva de marcha de 72 horas
Espiral Parachrom azul paramagnética, curva Rolex
Balanço com momento de inércia variável, ajuste de precisão por quatro parafusos Microstella de ouro, ponte transversal
Sistema de absorção de choques Paraflex de alto desempenho

Caixa
Tipo Oyster (carrura monobloco com fundo e coroa rosqueados), 42 mm
Rolesor amarelo ou branco, acabamento polido
Aro canelado Ring Command bidirecional giratório, para ajuste das funções
Fundo rosqueado com caneluras Rolex
Coroa rosqueada com sistema de dupla vedação Twinlock
Vidro de safira com cíclope sobre a data, antirreflexo duplo
Estanque a 100 metros

Mostrador
Champanhe ou azul, acabamento “Sun”
Marcadores de horas aplicados em ouro amarelo ou branco 18 K, Chromalight
Ponteiros em ouro amarelo ou branco 18 K, Chromalight

Pulseira
Oyster (três fileiras), elos maciços, em Rolesor amarelo ou aço, elos centrais polidos, elos externos acetinados e bordas polidas
Fecho Oysterclasp com Easylink de extensão rápida de 5 mm

Preço
USD 14,400, em Rolesor branco, e USD 17,150, em Rolesor amarelo

César Rovel

César Rovel fundou em 2006 o site Relógios & Relógios, dedicado exclusivamente à relojoaria. Anualmente faz a cobertura dos salões Baselworld e SIHH – Salão Internacional da Alta Relojoaria, na Suíça, e do SIAR, no México. É membro do Cartier Fine Watchmaking Club e do Montblanc 4810 Club.

Veja mais