Moda

Porsche tem tecnologia inovadora em nova linha

Relógios da Monobloc têm botões embutidos aos cronógrafos

por César Rovel 20 Set 2017 15:22

Com o novo Monobloc Actuator, a Porsche Design mantém sua tradição em criar relógios com desenho ao mesmo tempo simples e brilhante. O Monobloc Actuator, modelo apresentado pela Porsche Design em Baselworld 2017, é resultado do trabalho conjunto dos relojoeiros da Porsche Design Timepieces AG em Solothurn, na Suíça, dos designers da Studio F. A. Porsche em Zell am See, na Áustria, e dos engenheiros do Porsche Development Centre em Weissach, Alemanha.

Desta forma, reúne características de excelência de todos os universos que fazem da Porsche uma marca verdadeiramente lendária: esporte a motor, medição do tempo e design. A medição do tempo e o esporte a motor estão intrinsecamente ligados, assim como o balanço e o escape de um relógio. Como um instrumento confiável para medir o tempo, um cronógrafo pode compilar e documentar feitos notáveis e seus respectivos tempos decorridos, com precisão de meras frações de segundo. Como tal, o cronógrafo simboliza o espírito atlético de esportes competitivos e incontestavelmente tornou-se a complicação mais popular entre os aficionados por relógios.

O Monobloc Actuator propõe uma nova abordagem para a operação de um cronógrafo, com um mecanismo inovador inspirado no motor do novo Porsche 911 RSR, um verdadeiro paradigma de precisão e desempenho do mais alto nível. Os relógios que compõem a nova linha Monobloc Actuator são uma proeza de engenharia sem precedentes, ao embutir perfeitamente os botões do cronógrafo na caixa do relógio. Um comutador basculante alternadamente coloca em movimento e para o mecanismo de cronógrafo do calibre automático ETA Valjoux 7754.

Como as válvulas do motor de competição do 911 RSR, este mecanismo fornece grande precisão, confiabilidade, e a proteção contra a penetração de umidade durante toda a operação. Isso significa que a função de cronógrafo, que é resistente à pressão de dez atmosferas, continua operacional debaixo d’água. O Monobloc Actuator GMT-Chronotimer é o companheiro ideal tanto para corridas de 24 horas, como para viagens que atravessem diversos fusos horários. O modelo possui uma caixa de 45,5 milímetros em titânio, um material usual para a marca desde a sua inovadora introdução em 1980.

São duas diferentes versões de mostrador, preto fosco ou azul-profundo “sunburst”, com pulseira de borracha ou bracelete inteiramente de titânio, de fecho dobrável com mecanismo de ajuste fino integrado para garantir um ajuste perfeito ao pulso.

O Monobloc Actuator 24H-Chronotimer possui um inovador revestimento preto de carboneto de titânio sobre sua caixa de titânio, um mostrador preto fosco e um indicador de função com desenho de bandeira quadriculada às 9 horas, especialmente útil devido à sua ótima legibilidade. Este modelo está disponível exclusivamente com uma pulseira de borracha e fecho de báscula.

A nova família de produtos – revelada no salão Baselworld 2017 – é mais uma prova da dedicação da Porsche Design à inovação e ao desempenho. Mantendo a filosofia de design do professor Ferdinand Alexander Porsche, a coleção demonstra que o design de um produto é uma consequência lógica de sua estrutura e função internas.

A nova coleção Monobloc Actuator estará disponível nas lojas Porsche Design e agentes oficiais a partir de maio de 2017. Os preços variam de aproximadamente USD 6,350 a USD 6,850.

Porsche Design Monobloc Actuator – Ficha técnica
Movimento
Calibre ETA/Valjoux 7754, cronógrafo com indicação de segundo fuso horário através de um ponteiro central
Rotor Porsche Design “Ícone”
Diâmetro 30 mm
Altura 7,90 mm
Frequência 28.800 alternâncias por hora
Reserva de marcha de 48 horas
25 rubis

Caixa
Em titânio, com revestimento negro de carboneto de titânio, jateado com grânulos de vidro
Diâmetro 45,50 mm
Altura 15,60 mm
Coroa rosqueada
Vidro de safira, com revestimento antirreflexo em ambos os lados
Indicação de segundo fuso horário em escala de 24 horas
Fundo rosqueado com vidro de safira tingido
Acionamento do cronógrafo com comutador totalmente integrado à caixa
Resistente à água até 10 atmosferas

Mostrador
Preto, azul com efeito “sunburst” ou preto fosco com índices vermelhos
Indicação de horas, minutos, indicador de funcionamento às 9 horas
Cronógrafo com ponteiro de segundos central, contador de 30 minutos às 12 horas, contador de 12 horas às 6 horas, janela de data às 4 horas, escala taquimétrica

Pulseira
Bracelete de titânio ou pulseira de borracha preta com perfil LaserFlex
Fecho de titânio com ajuste fino ou fecho de titânio e aço

César Rovel

César Rovel fundou em 2006 o site Relógios & Relógios, dedicado exclusivamente à relojoaria. Anualmente faz a cobertura dos salões Baselworld e SIHH – Salão Internacional da Alta Relojoaria, na Suíça, e do SIAR, no México. É membro do Cartier Fine Watchmaking Club e do Montblanc 4810 Club.

Veja mais