Moda

Os cinquenta anos do Aquatimer

IWC lança relógio de mergulho comemorativo para a ocasião

por César Rovel 14 Set 2017 12:39

Para marcar o 50o aniversário do relógio para mergulho Aquatimer, a IWC apresenta uma edição especial com a primeira caixa de Ceratanium. Segundo a IWC, esse material é tão leve e inquebrável como o titânio, mas também duro e resistente a riscos como a cerâmica. O modelo é equipado com um calendário perpétuo digital e cronógrafo.

O primeiro Aquatimer foi lançado em 1967, quando o mergulho começava a ganhar popularidade. O modelo, resistente à água até 200 metros, tinha um aro interno giratório para a marcação do tempo de mergulho.

O Aquatimer Perpetual Calendar Digital Date-Month Edition “50 Years Aquatimer” (Ref. IW379403) é limitado a apenas 50 peças, e destaca-se pela caixa de Ceratanium. Este material composto, baseado em uma liga de titânio, vem sendo desenvolvido pelos especialistas da IWC há mais de 5 anos, e possui uma aparência semelhante à cerâmica negra. Ele também é hipoalergênico e resistente à corrosão.

O novo modelo tem mostrador preto, e alguns componentes do calibre 89802 de manufatura IWC, tais como o rotor do automático, também foram enegrecidos. Seu calendário perpétuo digital exibe a data e o mês em grandes numerais, automaticamente reconhecendo diferentes durações de meses e anos bissextos. O cronógrafo flyback possui um acumulador às 12 horas.

Como todos os Aquatimer, este relógio, resistente à água até 10 atm, possui um aro giratório externo/interno para ajuste do tempo de mergulho. O sistema IWC SafeDive assegura que o aro interno somente possa ser movido quando o aro externo é girado no sentido anti-horário. Graças a um sistema de troca rápida, a pulseira de borracha preta pode ser facilmente substituída.

A edição especial Aquatimer Ceratanium® (marca registrada pelo Richemont International AG) estará disponível nas boutiques IWC a partir de Setembro de 2017 a um preço de 50.000 Francos Suíços.

IWC Aquatimer Perpetual Calendar Digital Date-Month Edition “50 Years Aquatimer” – Ref. IW379403 – Ficha técnica
Movimento
Calibre de manufatura IWC 89802, automático
Frequência 28.800 aph (4 Hz), 51 rubis, 68 horas de reserva de marcha
Cronógrafo com horas, minutos e segundos, com contadores combinados às 12 e função Flyback
Calendário perpétuo com grandes indicações de duplo dígito para data e mês
Segundos com função de parada

Caixa
Em Ceratanium®, diâmetro 49 mm, espessura 19,5 mm
Vidro de safira convexo, com antirreflexos em ambas as faces
Aro giratório externo/interno com sistema IWC SafeDive
Mostrador preto, ponteiros em preto e vermelho
Elementos em material luminescente nos ponteiros, mostrador e aro interno
Coroa rosqueada, fundo em safira
Estanque a 10 atm

Pulseira
Borracha preta, com sistema IWC de troca rápida

Preço
50.000 Francos Suíços

César Rovel

César Rovel fundou em 2006 o site Relógios & Relógios, dedicado exclusivamente à relojoaria. Anualmente faz a cobertura dos salões Baselworld e SIHH – Salão Internacional da Alta Relojoaria, na Suíça, e do SIAR, no México. É membro do Cartier Fine Watchmaking Club e do Montblanc 4810 Club.

Veja mais