Moda

Oris tem novo relógio para pilotos

Big Crown ProPilot Worldtimer tem ajuste da hora mundial através de aro giratório

por César Rovel 25 Ago 2017 12:23

A Oris apresenta o novo Big Crown ProPilot Worldtimer, com ajuste da hora mundial através do aro giratório. Esta inovação desenvolvida pela Oris é uma atualização do Worldtimer lançado em 1997, marcando o seu 20º aniversário. O relógio original tinha botões para adiantar e atrasar a hora local em saltos de uma hora no lado da caixa, sem necessidade de puxar a coroa ou parar seu funcionamento.

Também contava com pequenos segundos, indicadores da hora local e dia/noite, e um mecanismo patenteado pela Oris que permitia que a data acompanhasse o acerto da hora, mesmo que isso significasse atrasar a data na passagem pela meia-noite. Estabeleceu uma referência para a indústria relojoeira Suíça e foi utilizado em muitos modelos Oris nas décadas que se seguiram.

O novo Big Crown ProPilot Worldtimer tem a mesma funcionalidade da inovação de 1997, mas agora os botões desapareceram e a hora local é acertada pela rotação do aro. Girando no sentido horário, o ponteiro central das horas avança em saltos de uma hora; no sentido anti-horário, recua em saltos de uma hora.

O modelo faz parte da linha Big Crown ProPilot, com modelos concebidos para pilotos. O aro giratório ProPilot tem design inspirado nas turbinas de um motor a jato, o que facilita a aderência ao se acertar a hora local. A fivela das pulseiras tem um sistema de ajuste rápido do comprimento patenteado pela Oris, baseado no princípio dos cintos de segurança de um avião.

São duas versões, a primeira com mostrador antracito e um anel polido sobre o aro; a segunda, com mostrador preto e um anel escovado. Ambas equipadas com um movimento mecânico automático.

“Este é um momento importante na história do Worldtimer da Oris”, declarou Ulrich W. Herzog, presidente da Oris, que também fez o lançamento do original de 1997. “No ano do seu 20º aniversário, temos o prazer de apresentar outro relógio inovador de elevado valor no mundo real para pilotos e viajantes internacionais. No fundo, ainda é um puro relógio de pilotos – nos beneficiamos do forte apoio da comunidade da aviação e sentimo-nos muito orgulhosos por ter concebido um design adaptado às suas necessidades”.

Oris Big Crown ProPilot Worldtimer – Ficha técnica
Movimento
Automático Oris Calibre 690, base ETA 2836-2, com ponteiro ajustável para a hora local, segundo fuso horário com horas e minutos e indicador dia/noite (hora local) às 3 horas, pequenos segundos às 9, data às 3 com função patenteada de atraso
Aro giratório entalhado com anel polido ou escovado para acerto da hora local Avanço ou recuo da hora local pelo aro no sentido horários ou anti-horário

Caixa
44,7 mm, em aço com coroa rosqueada, estanque até 10 atm/100 metros
Vidro de safira convexo nas duas faces com antirreflexo no interior
Fundo de aço rosqueado com vidro mineral
Mostrador antracito com padrão radial e numerais serigrafados, com SuperLuminova
Ponteiros das horas e minutos em níquel polido com SuperLuminova, pequenos segundos e segundo fuso horário de cor branca

Pulseira
Couro de crocodilo marrom-escuro ou tecido, com fivela patenteada pela Oris para ajuste rápido instantâneo do comprimento
Também disponível com pulseira de aço e fecho de báscula

Preço
3.600 Francos Suíços com pulseira de couro de crocodilo ou aço; 3.400 com pulseira de tecido

César Rovel

César Rovel fundou em 2006 o site Relógios & Relógios, dedicado exclusivamente à relojoaria. Anualmente faz a cobertura dos salões Baselworld e SIHH – Salão Internacional da Alta Relojoaria, na Suíça, e do SIAR, no México. É membro do Cartier Fine Watchmaking Club e do Montblanc 4810 Club.

Veja mais