Moda

O novo tri-axial da Girrard-Perregaux

Planetarium Tri-Axial foi um dos grandes destaques entre os modelos apresentados no SIHH 2017

3 Mar 2017 10:56

O Planetarium Tri-Axial da Girard-Perregaux foi um dos grandes destaques entre os modelos de alta relojoaria apresentados pela marca no SIHH 2017.

O novo turbilhão Tri-Axial de alta velocidade da Girard-Perregaux é um relógio espetacular dotado de duas cativantes complicações adicionais: um globo terrestre giratório com indicação dia/noite e uma fase da lua astronômica de grande precisão pintada em miniatura.

Este modelo excepcional reúne savoir-faire, um desenho marcante e manufatura tradicional, com detalhes característicos da Girard-Perregaux: pontes de ouro em flecha, gaiola em forma de lira, domos de safira e abertura lateral para permitir que a luz penetre no coração de uma mecânica soberba.

Lançado em 2014, o turbilhão Tri-Axial, como seu nome indica, está equipado com um regulador que gira sobre três eixos de rotação ao invés de apenas um. Muito leve, com apenas 1,24 gramas, este mecanismo de 140 peças é composto por uma gaiola interior em forma de lira – assinatura da Manufatura desde 1880 – que efetua uma rotação por minuto.

Esta é inserida em uma estrutura que realiza um giro em 30 segundos sobre um segundo eixo. Por último, o conjunto é integrado em uma terceira estrutura, colocada sobre um último eixo, que realiza uma rotação completa a cada dois minutos. Um balé cativante na busca da máxima precisão.

O movimento recebeu agora duas novas complicações. Com um giro de 24 horas, o globo terrestre oferece uma leitura imediata do tempo no mundo. Com a referência às 12 horas (meio-dia), o indicador em seta situado na parte inferior da esfera, de alumínio e de 13 mm de diâmetro, permite saber em qual lugar é dia, pelo lado da esfera, e onde é noite, no fundo.

Sua cartografia, minuciosamente feita à mão em micro-pintura, representa o mundo tal como se acreditava que fosse em 1791, ano de fundação da marca. O disco da lua, pintado com esta mesma técnica, adota uma representação selenográfica do século XVII, na época da invenção do telescópio, que se harmoniza com tons azuis do disco giratório e reproduz a lua tal como a vemos. O indicador das fases da lua astronômica possui um mecanismo de precisão que só requer um ajuste a cada 122 anos mediante o corretor situado na altura das 2 horas.

A caixa em ouro rosa de 48 mm de diâmetro possui uma imponente carrura torneada, um aro biselado e asas curvadas. Estanque até 30 metros, possui um cristal de safira tripartite – dois domos que conferem ao turbilhão tri-axial e ao globo terrestre espaço suficiente para sua rotação.

O fundo transparente e a abertura lateral da caixa permitem a entrada de luz e oferecem uma excelente visão da complexa mecânica. O calibre a corda manual de manufatura GP09310-0001 do Planetarium oferece as funções de horas, minutos, fases da lua e indicador dia/noite, com reserva de marcha de 70 horas.

O mostrador prateado guilloché é decorado com um motivo que evoca os meridianos terrestres e possui numerais, índices e ponteiros dauphine de ouro rosa. Visível através do fundo parafusado transparente, este movimento de 386 componentes tem meticuloso acabamento artesanal que inclui pontes em forma de flecha, a águia, símbolo da Girard-Perregaux e a placa do logo, todos gravados.

A platina posterior é jateada e recoberta de PVD negro para reforçar o lado “noite” do indicador dia/noite, o que cria um contraste com o mostrador guilloché prateado. O Planetarium Tri-Axial é complementado com uma pulseira de couro de aligátor preto com fecho de báscula de ouro rosa.

Girard-Perregaux Planetarium Tri-Axial – Ficha técnica
Movimento
Calibre GP09310-0001, a corda manual, diâmetro 36,10 mm, altura 16,87 mm
Frequência 21.600 aph (3 Hz), reserva de marcha de 60 horas
386 componentes, 42 rubis
Turbilhão tri-axial, com indicação de horas, minutos, fases da lua e dia/noite
Gaiola do turbilhão tri-axial com uma evolução completa a cada 2 minutos, com 140 componentes, peso 1,24 g

Caixa
Em ouro rosa, 48 mm de diâmetro, 18,66 mm de altura (21,52 mm incluindo o domo)
Vidro de safira com antirreflexos com 2 domos para destacar o turbilhão e o globo terrestre
Fundo de safira antirreflexos, estanque a 3 atm (30 metros)
Mostrador prateado, guilloché, ponteiros dauphine

Pulseira
Couro de aligátor preto, costurada à mão, fecho de báscula triplo em ouro rosa