Moda

O novo TimeWalker da Montblanc

Relógio faz homenagem aos anos de ouro do automobilismo

por César Rovel 10 Fev 2017 13:15

O novo Montblanc TimeWalker Chronograph Automatic possui detalhes que lembram os anos de ouro do automobilismo, em um elegante cronógrafo para os condutores de hoje.

A nova coleção TimeWalker foi apresentada ao público no SIHH 2017, mas pudemos conhece-la em primeira mão durante o encontro do Montblanc 4810 Club, em Santa Monica, na Califórnia.

O novo cronógrafo tem caixa em aço de 43 mm, acetinada para garantir o visual automotivo e melhor resistência a arranhões. O aro preto giratório chanfrado é feito de cerâmica preta brilhante para maior robustez e durabilidade e pode ser usado como indicador de um segundo fuso horário.

A cerâmica tem propriedades como alta resistência a arranhões, à oxidação e aos agentes químicos mais comuns. As asas são semi-esqueletizados como as entradas de ar de um carro, e a coroa e os botões em DLC preto foram chanfrados como as tampas de gasolina vintage para melhor manuseio.

Completando o design inspirado no automobilismo, o fundo possui uma abertura de vidro fumê, que remete às janelas de vidro que cobrem os motores V12. As pulseiras têm furos parecidos com os das luvas de couro usadas pelos pilotos na época em que os volantes eram feitos de madeira e precisavam ser segurados com firmeza.

O mostrador preto ou prata possui elementos branco-prateados e vermelhos, bem como contadores tridimensionais que lembram painéis antigos. O ponteiro vermelho dos segundos do cronógrafo tem ponta na forma da seta Minerva; as horas do cronógrafo são exibidas às 6 horas, já o contador de 30 minutos é posicionado às 12.

As indicações são bastante legíveis, graças aos ponteiros dauphine pretos rodiados com SuperLuminova, uma trilha precisa na cor branco-prateado que também possui SuperLuminova e marcadores vermelhos para as faixas de 15 minutos, proporcionando excelente visibilidade tanto no dia como à noite.

O TimeWalker Chronograph Automatic é equipado pelo calibre MB 25.07 e tem três diferentes opções de pulseira: couro ou borracha perfurados e um novo bracelete de metal com três elos. Para maior qualidade e conforto, a pulseira de borracha possui um forro interior para proporcionar melhor arejamento à pele e ajuste no pulso. Todas as opções são equipadas com um novo fecho de báscula triplo desenvolvido especialmente para a coleção TimeWalker.

Para maior confiabilidade e desempenho, cada TimeWalker Chronograph Automatic é estanque até 100 metros e foi rigorosamente testado pelo Laboratório de Teste Montblanc 500, simulando o desgaste da vida real por mais de 500 horas.

Montblanc TimeWalker Chronograph Automatic Ref. 116096 – Ficha técnica
Movimento
Calibre MB 25.07, mecânico automático, cronógrafo, data
25 rubis, reserva de marcha 46 horas
Balanço e espiral planos, frequência 28.800 aph (4 Hz)
Indicação de horas e minutos centrais, pequenos segundos às 9
Ponteiro de segundos do cronógrafo no centro, contadores de 30 minutos às 12 e 12 horas às 6 horas

Caixa
Aço fosco acetinado, aro rotativo unidirecional em cerâmica preta com escala de 12 horas em branco-prateado e flanco chanfrado
Vidro de safira antirreflexo, abaulado, fundo em aço com safira fumê
Diâmetro 43 mm, altura 15,20 mm, estanque a 10 atm (100 m)
Mostrador preto ou prata, numerais arábicos rodiados e índices com SuperLuminova, ponteiros de horas e minutos dauphine rodiados e luminescentes, ponteiro dos segundos do cronógrafo vermelho com a seta Minerva
Flange branco-prateada com índices com SuperLuminova
Contadores do cronógrafo branco-prateados, contador preto de pequenos segundos
Coroa em acabamento DLC preto chanfrada e emblema Montblanc em relevo

Pulseira
Borracha ou couro pretos perfurados ou aço com fecho dobrável triplo de aço

Preço
Com pulseira em couro ou borracha, 3.990 Euros; com bracelete em aço, 4.290 Euros

César Rovel

César Rovel fundou em 2006 o site Relógios & Relógios, dedicado exclusivamente à relojoaria. Anualmente faz a cobertura dos salões Baselworld e SIHH – Salão Internacional da Alta Relojoaria, na Suíça, e do SIAR, no México. É membro do Cartier Fine Watchmaking Club e do Montblanc 4810 Club.

Veja mais