Moda

Montblanc no Festival de Goodwood

Pela primeira vez, relojoaria é parceira oficial do evento de velocidade inglês

por César Rovel 6 Jul 2017 10:45

A Montblanc fez sua estreia como parceira oficial do lendário Festival de Velocidade de Goodwood. A grande área esportiva de Goodwood, na Inglaterra, mais uma vez sediou o renomado Festival de Velocidade, um dos maiores eventos da cultura automobilística mundial. Os entusiastas das corridas de automóveis viram alguns dos maiores pilotos subindo a famosa colina Goodwood ao volante das mais raras e espetaculares máquinas de hoje.

Como parceira oficial da cronometragem, a Montblanc levou sua experiência em medição de tempo para o evento de quatro dias, que culminou com a subida de uma colina de 1,16 milhas conquistada por Justin Law no Jaguar XJR12D, em 46,13 segundos. Pela vitória, Law foi presenteado com um Montblanc TimeWalker Chronograph Automatic com uma gravura especial no verso da caixa, seguido de um jantar privativo no The Kennels, o clube privê de Goodwood.

Durante o evento automotivo internacional, a Montblanc apresentou a coleção TimeWalker, que destaca o legado Minerva para instrumentos profissionais de medição do tempo e celebra os valores das corridas de automóveis com elegância vintage. Dentro do Pavilhão Montblanc, os visitantes conheceram o novo TimeWalker Chronograph em ouro vermelho e o TimeWalker ExoTourbillon Minute Chronograph Limited Edition 100, apresentados ao público pela primeira vez.

Lord March, fundador do Festival de Velocidade, uniu-se à Montblanc e convidados para uma prévia da coleção. Inspirados em desempenho, esses relógios elegantes capturam o espírito e a aventura dos pilotos de corrida pioneiros, seus carros magníficos e os oficiais responsáveis pela cronometragem que, de modo apaixonado e meticuloso, marcaram os tempos usando os instrumentos de precisão Minerva, atual Manufatura Montblanc em Villeret. Esta rica herança renasce agora na nova coleção TimeWalker, que une tecnologia soberba, energia masculina, maior desempenho e as sugestões de design que evocam a glória de ganhar.

A corrida sempre esteve intimamente ligada à evolução do cronógrafo. Com a tecnologia para registar o tempo decorrido, os cronógrafos Minerva testemunharam os mais importantes momentos da história das corridas. Fundada em 1858, a Manufatura Minerva tornou-se uma oficina exclusiva onde foram criados instrumentos de alta qualidade para medir breves intervalos de tempo com precisão até 1/100 de segundo. Os instrumentos Minerva tornaram-se a referência no campo da inovação relojoeira, com inúmeras patentes registradas ao longo dos anos no domínio de temporizadores de precisão, incluindo o renomado “Rally Timer”, um cronógrafo criado em 1960 para medir o tempo das corridas a motor com máxima precisão.

“Com a sua primeira participação no Festival da Velocidade, Montblanc deu uma forte legitimidade para o conceito “Spirit of Racing”, apresentado na nova linha de relógios esportivos TimeWalker”, explica Nicolas Baretzki, CEO da Montblanc. “Como o encontro definitivo para aqueles que procuram experimentar o máximo da paixão pelos esportes a motor, o Festival da Velocidade de Goodwood foi o cenário perfeito para introduzir o TimeWalker, nosso próprio tributo relojoeiro para os dias de glória das corridas de automóveis. Montblanc se inspirou na performance da Minerva com os relógios utilizados no tempo de corridas míticas da década de 1940, reivindicando sua posição como um dos grandes cronometristas da história automotiva”.

O tema do Festival de Velocidade em 2017 foi “Peaks of Performance – Motorsport’s Game-Changers”, comemorando máquinas de corrida que eram tão rápidas, poderosas e complicadas que as regras tiveram que ser alteradas para limitá-las. Marca de espírito pioneiro, com muitas inovações, a Montblanc apresentou a coleção “Game Changers” de 20 carros que melhor caracterizam as corridas de automóveis da década de 1920 até o presente. Como parte da competição Montblanc Game Changers, realizada no site Goodwood e no seu canal Instagram, o 1986 Metro 6R4 ganhou a competição como o carro favorito do Game Changer e o seu proprietário, Adam Keeler, foi presenteado com um relógio TimeWalker Chronograph Automatic com uma gravura especial.

Além do seu papel de parceiro oficial de cronometragem das corridas, Goodwood e Montblanc lançaram “Speed and Style”, um novo canal do YouTube com vídeos do Festival de Velocidade de automobilismo.

Sobre o Festival de Velocidade de Goodwood

Goodwood foi sede dos duques de Richmond há mais de três séculos e tornou-se o maior patrimônio esportivo da Inglaterra. A tradição do Festival de Velocidade remonta ao verão de 1936, quando o então duque Freddie March, mais conhecido como piloto de corrida e vencedor de Brooklands, criou uma colina privativa para o Lancia Car Club no terreno sinuoso em frente a mansão de Goodwood. No inverno de 1992, seu neto, o atual conde March, recriou esse evento desportivo e, no verão seguinte, o Festival da Velocidade nasceu e entrou no calendário social e esportivo britânico. Hoje, o Festival é uma das maiores celebrações da cultura do carro no mundo, apoiado exclusivamente pelas atuais equipes de F1, atraindo os mais célebres pilotos para competir na lendária subida de 1,16 milhas de Goodwood.

César Rovel

César Rovel fundou em 2006 o site Relógios & Relógios, dedicado exclusivamente à relojoaria. Anualmente faz a cobertura dos salões Baselworld e SIHH – Salão Internacional da Alta Relojoaria, na Suíça, e do SIAR, no México. É membro do Cartier Fine Watchmaking Club e do Montblanc 4810 Club.

Veja mais