Moda

Montblanc lança smartwatch

Relógio da marca suíça foi feito em parceria com o Google

por César Rovel 21 Mar 2017 11:13

A Montblanc apresenta seu primeiro smartwatch, o Montblanc Summit, produzido em colaboração com o Google.

A Montblanc inova com o lançamento do seu primeiro smartwatch – o Montblanc Summit – combinando a alta relojoaria com o Android Wear 2.0, o mais recente sistema operacional do Google para smartwatches e o processador Qualcomm® Snapdragon Wear 2100 – um dos mais avançados e potentes processadores “vestíveis” no mercado de smartwatches.

A Montblanc pretende que seu smartwatch high-end com visual clássico seja uma interpretação digital da alta relojoaria. Proporcionando uma união entre os códigos de design do relógio tradicional, materiais “premium” e tecnologia de ponta, este smartwatch de luxo exibe as tecnologias mais avançadas do mercado. Para dar a sensação de um relógio real no pulso, o mostrador é coberto por uma safira ligeiramente curva, inédita em smartwatches.

“Nada se compara à sensação da relojoaria suíça tradicional, mas em um mundo em rápido movimento, ser capaz de acessar todos os tipos de informação digital tornou-se essencial”, diz Jérôme Lambert CEO da Montblanc. “O Montblanc Summit une esses dois mundos com um produto simples e altamente funcional que dá aos seus proprietários a liberdade de ter tudo.”

A Montblanc uniu-se ao Google para equipar a Summit Collection com o novo sistema operacional Android Wear 2.0 para smartwatches, que oferece os mais avançados softwares e funcionalidades, compatível com dispositivos Android e iOS. Além disso, trabalhou com a Qualcomm Technologies e seu processador Snapdragon Wear 2100, de modo a oferecer alto desempenho e maximizar a vida útil da bateria. O desempenho do processador torna possível que os usuários do Montblanc Summit experimentem uma interface de usuário muito fluida, e mudem sem problemas de um aplicativo para outro, personalizem o “look-and-feel” através de uma variedade de aplicativos e faces de exibição, e desfrutem do Assistente do Google e de Música enquanto se movimentam.

O design 1858 da Montblanc encontra a tecnologia digital

A Montblanc buscou um design clássico para esta nova categoria de produtos para inspirar a geração mais jovem que aprecia a aparência vintage, especialmente quando combinado com caixas de aço e titânio e pulseiras contemporâneas, que dão a sensação de um relógio mecânico no pulso.

Assim, a coleção 1858 serviu como inspiração para o design da caixa do relógio de 46 mm, bem como para as faces clássicas do relógio, que são uma representação digital da coleção. Esta linha de relógios mecânicos representa sofisticação vintage e é trabalhada com os mais altos padrões. Com a nova Summit Collection, Montblanc conseguiu construir uma ponte entre o analógico e o digital de forma pioneira.

Funções e Recursos

O grande mostrador AMOLED de 1,39 pol. e alto contraste exibe cores vívidas e brilhantes para a melhor experiência visual. Além disso, é coberto por um cristal de safira curvo, o primeiro do mundo em smartwatches.

O mostrador é totalmente “touch screen”, e tem um padrão resistente à água IP68 tornando-o estanque a eventuais respingos do cotidiano. O relógio possui microfone para comandos de voz e vários sensores: um monitor de frequência cardíaca e sensores para medir passos e atividades; um giroscópio e uma bússola para medir a orientação do seu relógio; um barômetro para indicar a altitude e um sensor de luz ambiente que adapta automaticamente o brilho da tela de acordo com as condições de iluminação.

O relógio pode ser carregado via micro USB em um suporte magnético Montblanc. Ele se conecta via WiFi e Bluetooth e possui armazenamento Flash de 4GB que pode ser usado para sincronizar e reproduzir música sem a necessidade de um smartphone.

Aplicativos personalizados para simplicidade de uso

O Android Wear 2.0 é compatível com smartphones iOS e Android e está disponível em vários idiomas. O Montblanc Summit pode acessar milhares de aplicativos diferentes na Google Play Store, criando uma experiência personalizada para cada usuário com base em seus próprios interesses e preferências. A personalização dos aplicativos torna cada relógio um equipamento verdadeiramente único, concebido para a vida do usuário. Além disso, há uma série de aplicativos pré-instalados prontos para uso imediato.

O Montblanc Summit pode enviar lembretes sobre compromissos e mostrar mensagens ou chamadas telefônicas recebidas. As notificações podem ser enviadas diretamente para o relógio a partir do telefone, e um simples movimento do pulso, para cima ou para baixo, navega através delas, de modo que o relógio não precisa ser tocado para acessar as mensagens, permitindo que cada usuário possa ficar rápida e discretamente informado.

Monitor de frequência cardíaca + Runtastic integrados

O Montblanc Summit oferece diferentes recursos de fitness, permitindo a cada usuário monitorar seu coração para ajudá-lo a manter o controle de seus objetivos de fitness. A protrusão mecânica na parte traseira permite um ajuste adequado em todos os momentos, tornando o monitor de frequência cardíaca integrado um dos mais precisos para dispositivos vestíveis. A face do relógio concebida especialmente para esportes mostra o progresso diário de fitness na forma gráfica.

Uma colaboração exclusiva com o Runtastic, o principal aplicativo de rastreamento de atividades com 100 milhões de usuários, também está incluída na forma de uma conta Premium gratuita de três meses, pré-carregada em cada relógio Montblanc Summit.

Música: liberdade para se mover

O Google Play Music permite a sincronização de música na memória interna. Assim, a música toca diretamente nos fones de ouvido Bluetooth durante o exercício, sem a necessidade de levar um telefone para uma corrida.

O poder do Assistente do Google

O Montblanc Summit tem o Google Assistant integrado. Com o microfone do relógio, os usuários podem acessar o Assistente do Google para procurar todos os tipos de informações, direções ou traduções e para ajudar a executar tarefas como configurar lembretes ou ditar e-mails. Quando não houver tempo para começar a digitar uma resposta no telefone, o Montblanc Summit oferece respostas rápidas e inteligentes usando o teclado, swipping, escrita manual ou até mesmo mensagens de voz.

Locomoção: Uber e Foursquare

O Montblanc Summit busca facilitar a vida do viajante com uma série de funções. Códigos de barras do cartão de embarque podem ser digitalizados diretamente da tela; para explorar uma nova cidade, a tecnologia “free hands”, navegação vai-e-volta; uma colaboração com a Uber oferece acesso rápido a carros; o Foursquare City Guide pré-instalado oferece uma função de pesquisa única para descobrir os melhores restaurantes e experiências em qualquer cidade, localizando imediatamente a posição do usuário.

Tradutor ativado por voz

Outra ferramenta muito prática quando se viaja é o tradutor ativado por voz, que pode dizer aos seus usuários como pedir café em italiano ou como comprar bilhetes de trem no Japão. O Montblanc Summit dá traduções diretas de grande quantidade de línguas, tornando viajar em outros países mais simples do que nunca.

Criando um estilo pessoal

A caixa de 46 mm pode ser escolhida entre quatro diferentes materiais e estilos: aço revestido de PVD preto, aço bicolor com aro de aço PVD preto, aço com acabamento acetinado e titânio grau 5 acetinado. O botão tem o padrão da coroa da coleção 1858.

O mostrador do relógio clássico é uma representação digital da coleção 1858, com versões do automático com data, pequenos segundos ou cronógrafo. O Small Second e o Cronógrafo podem ser combinados com funções digitais, fornecendo informações úteis ao usuário como hora mundial, reuniões ou fitness.

Para um visual mais alegre, há também uma face TimeWalker Urban Speed com data ou cronógrafo. Inspirado no relógio mecânico do mesmo nome, este mostrador moderno vem em uma série de opções de cores que podem ser configuradas diretamente pelo usuário, oferecendo a cada usuário a possibilidade de definir seu próprio estilo. Uma nova face de relógio também será lançada regularmente (disponível para download na loja), para aqueles que gostam de trocar e mudar os mostradores.

Personalização

Para aqueles que gostam da ideia de ter o seu próprio mostrador “bespoke”, tudo é possível. A partir de 15.000 Euros, os clientes têm a possibilidade de desenhar o seu próprio mostrador personalizado, trabalhando em conjunto com o Diretor Criativo da Montblanc, designers e engenheiros.

Pulseiras e estilo

São oito opções de pulseiras, em uma extensa escolha de estilos para todos os gostos e ocasiões. Uma pulseira de borracha NATO esportiva e resistente à água está disponível em preto, azul, verde ou vermelho; uma pulseira de couro de bezerro preto fornece um olhar clássico; uma versão em couro de bezerro Sfumato marrom ou azul marinho da Pelleteria Montblanc em Florença, Itália, traz um estilo sofisticado e vintage, e há também a opção para uma pulseira de crocodilo.

Elas podem ser facilmente trocadas pelas molas de liberação rápida. Um configurador on-line estará disponível para encontrar a combinação perfeita entre caixa/pulseira para cada ocasião. No total, o Montblanc Summit oferece mais de 300 diferentes combinações.

Uma nova interpretação do tempo – sempre on

O mostrador sempre ativo permite que as faces dos relógios fiquem visíveis o tempo todo, possibilitando ao usuário ver todas as informações relevantes sem que a tela fique preta ao longo de um dia inteiro de duração da bateria.

O Montblanc Summit estará disponível a partir de maio de 2017 com um preço inicial de 890 Euros. Mr Porter, uma loja online masculina, será o parceiro de lançamento global exclusivo por duas semanas, antes de estar disponível no site Montblanc e em todos os canais de vendas Montblanc. Para mais informações visite www.montblanc.com

Ficha Técnica
Sistema operacional Android Wear 2.0
Mostrador AMOLED 1.39″ círculo completo, resolução 400×400 (286 ppi)
Processador Snapdragon Wear 2100, memória 512 MB, armazenamento 4GB
Bateria 300 mAh
Microfone e vibrador
WiFi, sensor de frequência cardíaca, barômetro e sensor de luz ambiente

Caixa
Diâmetro 46 mm, espessura 12,5 mm, vidro de safira curvo
Caixa em aço e titânio, resistência à água IP68
Tamanho da pulseira 22 mm, removível

César Rovel

César Rovel fundou em 2006 o site Relógios & Relógios, dedicado exclusivamente à relojoaria. Anualmente faz a cobertura dos salões Baselworld e SIHH – Salão Internacional da Alta Relojoaria, na Suíça, e do SIAR, no México. É membro do Cartier Fine Watchmaking Club e do Montblanc 4810 Club.

Veja mais