Moda

Montblanc homenageia Antoine de Saint-Exupéry

26ª Montblanc Edição Escritores celebra a vida e o legado do autor e aviador francês

31 Jul 2017 00:27

Desde 1992, a Montblanc tem honrado os escritores mais ilustres e ícones literários de todos os tempos ​​com a edição Escritores. Para sua 26ª edição, a Montblanc comemora o gênio do escritor francês e um pioneiro da aviação Antoine Marie Jean -Baptiste Roger, Vicomte de Saint-Exupéry (1900 – 1944), autor de notáveis ​​obras literárias que incluem Night Flight, Terre des Hommes, Flight a Arras e O Pequeno Príncipe, um dos livros mais vendidos e traduzidos do mundo. Por sua experiência como piloto comercial e piloto de caça na Força Aérea Francesa durante a Segunda Guerra Mundial, as obras de Saint-Exupéry estão cheias de aventura, perigo e coragem vistos através dos olhos de um poeta.

A Montblanc inspirou-se em suas obras para criar um instrumento de escrita que captura o talento e o espírito do grande herói literário. O design da edição limitada Antoine de Saint-Exupéry é inspirado em ‘Night Flight’, seu famoso romance baseado em suas experiências como piloto de correio aéreo. A forma do instrumento de escrita lembra o seu avião Caudron Simoun, com gravuras no corpo de resina preciosa azul noturno e tampa que evoca os rebites da aeronave. O cockpit de seu avião, onde passou horas sozinho, em longos vôos, contemplando a vida, inspira os acessórios revestidos de platina. Um aceno para a sua existência nômade e suas extensas viagens, a posição geográfica das cidades importantes na vida de Saint-Exupéry são finamente gravadas no cone. A delicada gravação da estrela na pena de ouro maciço Au750 revestida com platina é uma referência à estrela ilustrada do conto de O Pequeno Príncipe. Disponível como uma caneta-tinteiro, rollerball, caneta esferográfica e lapiseira (esta, apenas como parte de um conjunto). A capa da edição limitada é adornada com uma gravação da assinatura de Saint-Exupéry, como se fosse escrita pelo próprio autor.

Limitada a 1931 peças, em referência ao ano que Saint-Exupéry ganhou fama internacional como autor de Night Flight, a edição limitada Antoine de Saint-Exupéry 1931 revisita o tema da aviação – central para a novela – com gravuras de rebites e acessórios inspirados no cockpit. Reminiscente da janela do cockpit, de onde o autor contemplava os céus estrelados, a tampa esqueletizada possui uma janela através da qual a pena pode ser vista. O metal, à base de cobre e zinco, com um revestimento especial “vintage” na tampa e no corpo, dá à caneta-tinteiro a sensação de bronze típica da década de 1930. Resultado do melhor artesanato, o efeito é criado usando um processo de polimento e tratamento em quatro etapas. Lembrando que Saint-Exupéry também era um ilustrador experiente, a gravura na tampa é um dos seus autorretratos, enquanto a mão dele desenhando para “O Pequeno Príncipe” inspira a gravura no corpo. A placa de metal na tampa lembra o bem conhecido bracelete de Saint-Exupéry, encontrado depois que seu avião misteriosamente bateu no mar. Pela primeira vez em um instrumento de escrita Montblanc, o revestimento Super-Luminova® foi aplicado sob o emblema da Maison, em madrepérola, que coroa o instrumento de escrita. Esta inovação técnica dá ao emblema da Montblanc um efeito brilhante, assim como a visão da terra do céu noturno em Night Flight ou o painel de controle iluminado dentro do cockpit do piloto. A pena bicolor apresenta a ilustração da estrela desenhada por Saint-Exupéry em O Pequeno Príncipe.

Para coincidir com o lançamento da Edição Limitada Escritores Antoine de Saint-Exupéry, Montblanc criou uma nova tinta inspirada na cor do deserto ao pôr-do-sol. A escolha da cor evoca o fascínio do autor com a beleza expansiva do deserto, depois que ele e seu mecânico bateram no deserto do Saara em 1935 e passaram quatro dias rondando nas dunas antes de serem resgatados. A tinta está disponível em uma garrafa de vidro ou como refis de rollerball e esferográfica. Saint-Exupéry ganhou status como um herói cultural através de obras que combinam ação e aventura com reflexão. Essas obras, por sua vez, motivaram a edição Escritores em tributo a um extraordinário autor, jornalista, poeta e aviador, cujo humanismo e heroísmo continuam a inspirar aqueles que descobrem seus romances e histórias.

Veja mais