Moda

Louis Moinet apresenta o Space Mystery

Relógio é o primeiro “turbilhão satélite” do mundo

por César Rovel 11 Abr 2017 11:28

A Louis Moinet apresenta o Space Mystery, o primeiro “turbilhão satélite” do mundo: a gaiola é equilibrada por um planeta que gira ao seu redor. Mas esta é apenas uma das várias características exclusivas da Louis Moinet na peça: Space Mystery inclui fragmentos autênticos de um meteorito que contém vestígios de aminoácidos – possivelmente uma das primeiras formas de vida no universo.

Esta composição exclusiva é exibida em um mostrador em “Magic Blue” – cor cuja composição exata continua sendo um dos segredos mais bem guardados da Louis Moinet. Essa matiz confere ao Space Mystery toda a profundidade do cosmos tão apreciado por Louis Moinet – em seu tempo, ele olhava para os céus noite após noite. Com o Space Mystery, a marca fundada em sua honra acrescenta uma dimensão poética à sua vocação – e proporciona grande emoção relojoeira.

Após ter mostrado fragmentos da Lua, Marte e da mais antiga rocha conhecida no sistema solar, a Louis Moinet apresenta o meteorito condrito carbonáceo CM. Poderia ser esta a prova da vida no espaço? É bem possível. O meteorito em questão contém aminoácidos – exigência básica para todas as formas de vida, vital em todos os processos metabólicos. Space Mystery é o primeiro relógio no mundo a incluir esses fragmentos autênticos com vestígios de aminoácidos – talvez o primeiro sinal conhecido de vida no cosmos.

“A origem do meteorito condrito carbonáceo CM é um mistério. A presença de aminoácidos não-terrestres poderia indicar que ele se originou fora do nosso sistema solar há mais de 4,5 bilhões de anos”, explica Jean-Marie Schaller, CEO da Louis Moinet. “Isto foi um catalisador criativo excepcional para nós – e também representou uma enorme responsabilidade. Não é todos os dias que você tem a chance de mostrar as origens da vida no Universo”.

Composição astral
O Space Mystery é o palco para esta exibição. O relógio de 46 mm de diâmetro oferece muitas outras características exclusivas, fruto de quase dois anos de desenvolvimento. O primeiro e mais visível é o mostrador Magic Blue. O azul é diferente de qualquer outro obtido com esmalte, laca ou galvanização. Com profundidade e poder únicos, evoca a imensidão do espaço.

O grande turbilhão está localizado às 12 horas. Seu balanço e ponte foram criados em autêntico estilo Louis Moinet, com ponte superior em titânio azulado. A gaiola, com um grande diâmetro de 13,59 mm, parece suspensa no ar, 1,8 mm acima do mostrador. Mas não só o turbilhão satélite – também exclusivo Louis Moinet – gira em seu próprio eixo; ele mesmo está em órbita, assim como o seu próprio planeta satélite, girando a cada 60 segundos. Além disso, ao contrário dos turbilhões “fora-do-eixo” existentes, o eixo de rotação do turbilhão do Space Mystery não é o mesmo dos ponteiros de horas e minutos.

Às 9 encontra-se o aspecto mais singular de Space Mystery: uma abertura no mostrador abriga um fragmento autêntico do meteorito de aminoácidos. “O que temos aqui é algo que vai além da relojoaria”, conclui Jean-Marie Schaller. “É uma mensagem universal. Aqui, o assunto é a vida em si, nossas próprias origens. Space Mystery é muito mais que uma viagem; é uma busca de significado: de onde viemos? Ele contém um minúsculo vislumbre de uma resposta a uma pergunta que transcende a humanidade”.

A caixa do Space Mystery é inteiramente gravada à mão e polida manualmente. Em cada lado da coroa, cada carrura incluirá dois outros fragmentos autênticos de corpos celestes – um de Marte e o outro da Lua. Haverá quatro edições de Space Mystery, cada uma de 8 relógios (2 em ouro branco, 2 em ouro rosa).

Esta é uma edição limitada de 8, porque este é um lembrete visual do símbolo do infinito. Inventado pelo matemático John Wallis em 1655, sua forma é semelhante à curva em forma de figura 8, conhecida como lemniscata de Bernouilli.

Louis Moinet Space Mystery – Ficha técnica
Movimento
Calibre LM48, turbilhão satélite a corda manual, 20 rubis
Frequência 21.600 aph (3 Hz)
Reserva de marcha de 72 horas
Indicação de horas e minutos

Caixa
46 mm, em ouro branco
Estanque a 50 metros
Entre asas de 24 mm

Pulseira
Couro de aligátor, fecho de báscula em ouro

Preço
175.000 Francos Suíços, 195.000 para a versão gravada

César Rovel

César Rovel fundou em 2006 o site Relógios & Relógios, dedicado exclusivamente à relojoaria. Anualmente faz a cobertura dos salões Baselworld e SIHH – Salão Internacional da Alta Relojoaria, na Suíça, e do SIAR, no México. É membro do Cartier Fine Watchmaking Club e do Montblanc 4810 Club.

Veja mais