Moda

Jailson Marcos abre loja em Ipanema

Sensação dos fashionistas pernambucanos chega ao RJ

por Alexandre Taleb 24 Jan 2017 13:14

Potiguar de nascimento e pernambucano de coração, o designer Jailson Marcos traz sua marca homônima – já estabelecida em Recife com sua loja e seu ateliê – para a região sudeste e escolheu um dos mais belos cartões-postais da cidade do Rio de Janeiro, Ipanema, para ser sede da primeira loja fora da capital do frevo.

A loja conceito chega a uma das ruas mais famosas do bairro da Zona Sul carioca, a Visconde de Pirajá, por meio de André Araújo, empresário pernambucano radicado no Rio. A abertura acontece no dia 27 de janeiro com um coquetel especial e contará com a presença do designer, de celebridades e de personalidades do universo fashion.

– A loja terá 25 metros quadrados e assinatura do arquiteto Diogo Viana, que também é responsável pelo design do espaço em Recife. É uma grande alegria trazer a marca para cá! Há muito tempo conheço o trabalho do Jailson e desde então tinha o interesse de trazer para o Rio de Janeiro suas peças com seu traço único. Acredito que o público vai adorar o trabalho dele, pois é a cara do Brasil – destaca Araújo.

Segundo Jailson Marcos, o lifestyle carioca vai ao encontro da proposta da marca, que tem a descontração, a autenticidade e a atitude como características principais, o que motivou a sua escolha pela Cidade Maravilhosa. Além disso, há sempre uma grande demanda do público do sudeste, que vai até Recife para conhecer sua loja e seu ateliê com o desejo de ter um calçado com a assinatura do designer, que é o queridinho de fashionistas, como Arlindo Grund, Caio Braz, e tem o músico Carlinhos Brown como embaixador da marca.

O evento de inauguração ainda vai contar com um pocket show da cantora, compositora e percussionista Gerlane Lops, nascida em Olinda.

– Esse ‘namoro’ (abrir em solo carioca) acontece há quatro anos. O André sempre acreditou que nosso trabalho tinha muito a ver com o estilo carioca de ser. Há dois anos, abri minha primeira loja em Recife, tempo necessário para amadurecermos essa ideia. O Rio sempre esteve nos meus planos e, com o incentivo desse amigo, pude enfim concretizar este ‘casamento’ – completa Jailson.

No segundo semestre deste ano, o designer quer abrir sua terceira loja e o destino já foi escolhido: São Paulo.
Sobre Jailson Marcos:

Jailson Marcos é um designer potiguar radicado em Pernambuco. Seu ateliê virou destino turístico do Recife. Por lá, passam nomes da moda, como o estilista Ronaldo Fraga, Caio Braz, ou o embaixador de suas criações, o artista Carlinhos Brown. A cada cliente, que recebe como se fosse um amigo de longa data na casa de vila, explica seu diálogo estético entre o design atual e a tradição do artesanato brasileiro.

As primeiras referências foram as sandálias calçadas pelos sertanejos e imortalizadas por Lampião e seu bando. Pespontos, vazados e outras delicadezas do fazer manual são recompostos com conceitos da arquitetura, da aerodinâmica e do sportswear.

– Faço um laboratório experimental de novas formas, texturas, conceito e de um eterno aprendizado. Muitas vezes a matéria-prima, seja ela couro ecológico/sintético, tecido ou palha, já diz que forma quer tomar. É com esse experimento que eu construo e faço meu trabalho – diz o designer.

A marca, criada em 1996, completou 20 anos em 2016 e o seu estilo é inconfundível e cada vez mais reconhecido, visto em telenovelas, desfiles da São Paulo Fashion Week e shows de vários artistas. Sua primeira loja, aberta em 2014, fica na charmosa Galeria Joana D’Arc, zona sul de Recife, e mantém o mesmo clima intimista no atendimento, uma marca do designer.

Alexandre Taleb

Alexandre Taleb é consultor de imagem, assessora pessoas e empresas a atingir autenticidade, credibilidade e autoconfiança através da imagem pessoal. Escreve para revista italiana Cavalluce Lifestyle, ministra palestras e workshops sobre imagem, etiqueta, comportamento, moda e dress code corporativo no Brasil e exterior.