Moda

IWC lança novo relógio Big Pilot

Modelo homenageia “O Pequeno Príncipe”

por César Rovel 16 Dez 2016 11:36

A IWC apresenta o Big Pilot Calendário Anual Edição “O Pequeno Príncipe”, limitado a 250 exemplares, com mostrador e movimento em azul.

A IWC já fabricava há 50 anos relógios com mostradores azuis, muito antes que a cor se tornasse uma tendência de toda a indústria relojoeira. Desde 1967 a marca já lançou, nas suas seis famílias de relógios, aproximadamente 120 referências e edições especiais com “Blue Dials” em várias tonalidades.

Desde 2008 a manufatura também lança regularmente Relógios para Pilotos para homenagear o conhecido conto “Le Petit Prince” do pioneiro da aviação e autor francês Antoine de Saint-Exupéry. Todos os “Le Petit Prince” dispõem de mostradores azuis.

Dentro desta tradição, a IWC apresenta o novo Big Pilot Calendário Anual Edição “Le Petit Prince” (ref. IW502703), limitado a 250 exemplares. O relógio com caixa em ouro branco não se limita ao mostrador azul: pela primeira vez na sua história, a manufatura produz um movimento em azul: o calibre in-house IWC 52850, visível através do fundo com safira, obteve a sua notável cor através do revestimento com vários óxidos metálicos.

Para a produção de mostradores azuis a IWC frequentemente utiliza o processo PVD, que permite criar camadas extremamente densas com apenas alguns micrômetros de espessura. Para tal, os mostradores são inicialmente niquelados e dourados por galvanização. A seguir realiza-se o revestimento PVD propriamente dito, no qual são vaporizados com íons metálicos gasosos em uma câmara de vácuo. A tonalidade final depende, entre outros, das características do processo específico e da espessura da camada. Como alternativa ao PVD são utilizadas tintas especiais em alguns modelos.

César Rovel

César Rovel fundou em 2006 o site Relógios & Relógios, dedicado exclusivamente à relojoaria. Anualmente faz a cobertura dos salões Baselworld e SIHH – Salão Internacional da Alta Relojoaria, na Suíça, e do SIAR, no México. É membro do Cartier Fine Watchmaking Club e do Montblanc 4810 Club.

Veja mais