Moda

Haldimann atualiza modelos H11 e H12

Pela primeira vez, relojoaria usa aço em suas peças

por César Rovel 30 Mai 2017 09:11

Em Baselworld 2017 Beat Haldimann apresentou novas versões dos modelos H11 e H12 em aço, material nunca antes usado por Haldimann, com um soberbo mostrador azul.

Os novos H11 e H12 estão disponíveis em 39 mm, o diâmetro preferido de Beat Haldimann, assim como em 42 mm, mas apenas sob encomenda. Os modelos têm versões com o novo mostrador azul ou prateado, com a nova caixa em aço ou ouro rosa.

O surpreendente efeito de brilho granulado do mostrador é obtido usando-se uma base de prata na qual os índices e o logotipo são antes gravados e preenchidos com verniz. O acabamento fosco é então obtido à mão aplicando um pó de prata no mostrador, tarefa difícil e exigente que exige habilidade, conhecimento e talento.

Os ponteiros usados no H11 e no H12 também são acabados à mão e inspirados em um relógio de bolso de Haldimann Frères de 1790.

Apresentados pela primeira vez em 2013, o H11 (sem ponteiros de segundos) e o H12 (com pequenos segundos deslocados) são visual e tecnicamente fascinantes, com um sóbrio e belo mostrador monocromático. No verso, revela-se um movimento com balanço central. Além de visualmente atraente, é uma façanha técnica por ter ponteiros montados centralmente.

Os Calibres Haldimann H11 e H12 foram totalmente desenvolvidos, acabados e montados manualmente nas oficinas Haldimann em Thun, todos com o uso de mãos hábeis e ferramentas manuais, sem máquinas CNC.

Com frequência de 3 Hz (21.600 aph) e dotado de uma reserva de marcha de 38 horas, o Calibre H11 a corda manual exibe horas e minutos, enquanto o Calibre H12 exibe horas, minutos e pequenos segundos. Estes dois calibres de manufatura apresentam duas das inovações de Haldimann, um escape de âncora patenteado que permite melhor precisão, bem como o sistema de absorção de choque proprietário da Haldimann que permite que o balanço se ajuste mais rapidamente após um impacto. Eles também apresentam acabamentos foscos das platinas, espelhando o acabamento dos mostradores.

Beat Haldimann acredita que seus relógios são testemunhos de uma época e, como tal, oferece algo que nenhum outro artesão ou marca oferece: uma garantia gratuita vitalícia para seus relógios!

Haldimann H11 e H12 – Ficha técnica
Movimento
Calibre H11 e H12, mecânico a corda manual com 1 tambor
Indicação central de horas e minutos, pequenos segundos às 4 (H12)
Diâmetro 31,58 mm, altura 3,70 mm
Frequência 3 Hz (21.600 aph), reserva de marcha 38 horas
19 rubis, 161 componentes (H11), 168 (H12)
Escapamento Haldimann modificado de âncora suíça com sistema de absorção de choque Haldimann
Acabamento dourado fosco

Caixa
Aço, diâmetro 39 ou 42 mm (sob encomenda), espessura 10,8 mm
Vidro de safira com antirreflexos, fundo com safira
Estanque até 3 atm

Mostrador
Em prata 925, acabamento fosco feito à mão em azul-noturno (novidade em Baselworld 2017) ou prata
Numerais romanos gravados preenchidos com uma das cores: preto, prata, ouro, verde, vermelho 5N ou azul
Ponteiros feitos à mão em aço

Pulseira
Couro de aligátor costurada à mão, bordas dobradas, com forro de aligátor. Tamanho 20/18, disponível em preto, marrom, verde, vermelho ou azul
Fecho de fivela artesanal ou fecho dobrável em aço

Preços
H11: 30.000 Francos Suíços; H12 : 31.000 Francos Suíços

César Rovel

César Rovel fundou em 2006 o site Relógios & Relógios, dedicado exclusivamente à relojoaria. Anualmente faz a cobertura dos salões Baselworld e SIHH – Salão Internacional da Alta Relojoaria, na Suíça, e do SIAR, no México. É membro do Cartier Fine Watchmaking Club e do Montblanc 4810 Club.