Moda

Estilo Além do Alcance

O consultor de moda André do Val dá dicas de como acertar na escolha do óculos de grau

26 Jun 2017 12:22

Já faz tempo que receber a receita de um par de óculos de grau deixou de significar sofrimento. Atualmente, eles são considerados sinal de charme, inteligência e maturidade. Mas a escolha por este companheiro de anos ainda é cheia de dúvidas e incertezas – nem sempre prazerosa, como a decisão por óculos escuros. Segundo o consultor de moda André do Val, é necessário ficar atento ao peso, formato, gradação da lente e proporção. “Em geral, os óculos devem ter a largura do rosto. Nem maior, nem menor. Cheque se as hastes não pegam na têmpora ou na orelha, e se a peça machuca o nariz. Quanto maior a área de apoio, melhor a distribuição de peso”, diz ele. “O modelo deve ficar abaixo das sobrancelhas, o suficiente para não cobri-las, e para não dar a impressão de ter várias”. Confira outras dicas de André do Val de acordo com o formato do rosto:

Oval
“Para esse tipo de rosto, é permitido qualquer formato, inclusive com ponte marcante ou Aviador. É necessário lembrar que a largura da armação deve ser igual à parte mais larga do rosto, com fabricação mais grossa e formato retangular.”

Redondo
“A melhor escolha é o modelo Aviador com armação quadrada/retangular, tipo Wayfarer, fabricado em acetato escuro e mais grosso. Prefira a armação mais larga do que mais alta. Os modelos combinam com costeletas longas e colarinhos abertos, button-down, de pontas alongadas e pin.”

Quadrado
“Pede óculos redondo em armações de acetato liso ou com cor. Elas podem ser levemente curvadas, tipo Aviador, com armação mais fina e de metal. Combinam com barbas completas, mas aparadas com máquina. Colarinho de pontas alongadas e com pouca abertura completa o conjunto.”

Triangular Invertido
“Armações arredondadas, com a parte de cima mais larga que a de baixo, caem muito bem. Evite Aviador, com ponte, ou óculos cheios de detalhes na parte de cima. Barba cheia combina com esses modelos. O colarinho pode estar aberto ou não, com pontas alongadas e pin.”

Veja mais