Moda

Chronomaster El Primero Grande em versão esqueleto

Tradicional relógio da Zenith tem edição especial apresentada em Baselworld

por César Rovel 21 Ago 2017 10:06

Um dos principais destaques da Zenith em Baselworld foi o belo Chronomaster El Primero Grande Date Full Open, uma versão esqueleto do famoso cronógrafo. O modelo possui mostrador de safira que revela o mecanismo esqueletizado de alta frequência, cronógrafo automático dotado de roda de colunas e escape de silício, abrigado em uma robusta caixa de 45 mm em aço ou aço e ouro.

São dois contadores transparentes, com coloração azul e cinza – assinatura estética do modelo original de 1969 – e fases da lua e do sol em dois discos às 6 horas. O aro interior em tons de prata e rodeado por um anel azul, a escala de minutos preta e branca, juntamente com índices das horas e ponteiros facetados luminescentes, contribuem para assegurar uma ótima legibilidade sem dificultar a visão do mecanismo.

A grande data às 2 horas, com dois discos concêntricos com números recortados – é indicada contra um fundo vermelho vivo em uma abertura gravada. O fino ponteiro dos segundos central tem extremidade vermelha e a emblemática estrela Zenith.

O calibre El Primero 4047B, de 332 componentes, é dotado de uma âncora e roda de escape em silício, com funções de horas e minutos centrais, pequenos segundos, cronógrafo, grande data, fases da lua e do sol, com reserva de marcha superior a 50 horas. Uma dança celestial é apresentada em dois discos sobrepostos, efetuando o disco da lua uma rotação a cada 59 dias (dois ciclos lunares) e o disco dia/noite uma rotação completa a cada 24 horas.

O Chronomaster El Primero Grande Date Full Open, com coroa canelada e dois botões redondos, é complementado por uma pulseira em aço ou couro preto forrado com borracha. Também está disponível em dois tons (aço e ouro rosa) e pulseira em couro marrom. O modelo concorre no Grande Prêmio de Relojoaria de Genebra na categoria “Calendário”.

Zenith Chronomaster El Primero Grande Date Full Open – Ficha técnica
Movimento
Calibre El Primero 4047B, automático, diâmetro 30 mm, espessura 9,05 mm
332 componentes, 32 rubis
Âncora e roda de escape em silício, roda de colunas
Frequência 36.000 aph (5 Hz), reserva de marcha 50 horas
Massa oscilante com “Côtes de Genève”
Indicação de horas e minutos centrais, pequenos segundos às 9 horas
Cronógrafo com ponteiro de segundos central, contador de 30 minutos às 3 horas
Grande data às 2, fases da lua e do sol às 6 horas

Caixa
Aço ou aço e ouro, 45 x 15,6 mm, abertura 38,5 mm
Vidro de safira convexo com antirreflexo em ambas as faces
Fundo de safira transparente, estanque a 10 atm
Mostrador em safira, índices rodiados ou dourados, facetados com SuperLuminova
Ponteiros rodiados ou dourados, facetados com SuperLuminova

Pulseira
Couro de vitela marrom ou preto com forro de borracha, ou pulseira em aço, fecho de báscula triplo em aço

Preço
10.900 Francos Suíços (aço com pulseira de couro)

César Rovel

César Rovel fundou em 2006 o site Relógios & Relógios, dedicado exclusivamente à relojoaria. Anualmente faz a cobertura dos salões Baselworld e SIHH – Salão Internacional da Alta Relojoaria, na Suíça, e do SIAR, no México. É membro do Cartier Fine Watchmaking Club e do Montblanc 4810 Club.

Veja mais