Moda

Cartier renova relógio centenário

Tank Cintrée Skeleton é atualização do Cartier Tank

por César Rovel 16 Ago 2017 11:19

A Cartier apresenta o Tank Cintrée Skeleton, modelo comemorativo dos 100 anos de um de seus primeiros relógios de pulso, o Tank. O Cartier Tank, lançado em 1917, foi inspirado no desenho dos carros de combate da Primeira Guerra Mundial, mais especificamente do Mark IV britânico.

O Tank Cintrée, lançado em 1921, caracterizava-se pela caixa de formato retangular curvado, em um design que abraçava o pulso. Um exercício funcional e estético, foi o precursor do Tank Américaine, lançado nos anos 1980.

A caixa em platina ou ouro rosa abriga um movimento esqueleto a corda manual que acompanha a sua curvatura. O desenho minimalista exibe apenas o essencial: os ponteiros, o trilho de minutos e as pontes que apoiam as rodas. Elegante e ousado, o Tank Cintrée Skeleton foi concebido como uma obra de arte relojoeira, em duas edições limitas de 100 exemplares.

Cartier Tank Cintrée Skeleton – Ficha técnica
Movimento
Mecânico a corda manual de manufatura, calibre 9917 MC, 21 rubis
Construção retangular com tambor de corda às 12 e balanço às 6

Caixa
Cintrée, retangular curvada, em platina ou ouro rosa

Pulseira
Couro de crocodilo preto

César Rovel

César Rovel fundou em 2006 o site Relógios & Relógios, dedicado exclusivamente à relojoaria. Anualmente faz a cobertura dos salões Baselworld e SIHH – Salão Internacional da Alta Relojoaria, na Suíça, e do SIAR, no México. É membro do Cartier Fine Watchmaking Club e do Montblanc 4810 Club.

Veja mais