Moda

Birkenstock quer todo brasileiro com uma de suas sandálias

Primeira loja da centenária marca de calçados alemã abre em São Paulo

por Artur Tavares 29 Jul 2016 18:00

Aconteceu ontem no Shopping Iguatemi, em São Paulo, a abertura da primeira loja da Birkenstock no Brasil. Com calçados espalhados do chão ao teto das quatro paredes do espaço, a marca alemã famosa por suas sandálias oferece variedades para homens, mulheres e crianças.

Para comemorar a abertura da primeira loja da Birkenstock fora da Europa, o porta-voz da marca, Jochen Gutzy, esteve no Brasil para o lançamento. “Este é um momento muito especial para a Birkenstock, que finalmente chega ao Brasil após quase dois séculos e meio produzindo calçados. É um momento também muito único porque estamos apresentando a Birkenstock de uma maneira nova. O conceito de loja segue um novo modelo. Nós mudamos muita coisa nos últimos anos. Tentamos trazer um sopro de ar fresco para o mercado, apresentando a marca de maneira moderna. É um prazer estar em um local tão icônico como o Shopping Iguatemi”, disse.

Primeiro porta-voz mundial da Birkenstock em quase 250 anos de existência da fábrica, Gutzy conta que o Brasil já recebia calçados da Birkenstock através de distribuidoras, mas esta é a primeira vez que a própria marca abre uma filial no País. “É estranho ter demorado tanto para chegarmos ao Brasil, porque a maneira que vocês lidam com questões de vestuário e lifestyle está próxima da nossa marca. Até então, fazíamos poucos negócios com o seu país, mas agora eu diria que finalmente começamos a vender na pátria das sandálias.”

Para Gutzy, todas as pessoas deveriam ter uma sandália da Birkenstock em suas casas (“porque são muito confortáveis”). Gutzy explica que elas podem ser utilizadas tanto em looks mais casuais quanto nos mais formais, e até mesmo com terno. “Não importa se você queira passar uma tarde com seus amigos na praia ou até mesmo utilizá-la enquanto trabalha, no escritório. Se você usá-las acompanhando peças mais formais, terá aproveitamento máximo não apenas do produto, mas de sua aparência como um todo. Não há limites para o nosso consumidor. Todos podem usar nossos calçados. É isso que queremos.”

Embora pareça estranho, o uso das sandálias por homens é o que mais garante o sucesso da Birkenstock ao redor do mundo. “A coisa mais especial sobre nossa marca é que quase todo mundo tem uma opinião sobre ela. Alguns gostam, outros não. Tem quem ache que nossos calçados são super feios. Mas é muito difícil encontrar alguém que não esteja falando dos nossos produtos”, Gutzy revela.

Com a chegada da Birkenstock ao Brasil, a marca alemã espera ajudar o consumidor masculino brasileiro dentro de uma tendência de moda ditada mais pelo conforto do que pela beleza. “Acho que estamos vendo um retorno a um lifestyle mais casual. Acredito que nós, homens, gostamos de funcionalidade, de um produto que preencha completamente nossas expectativas. Quanto mais velhos ficamos, mais importante se torna o produto que entrega o que promete. É a mesma coisa com carros, motos, bicicletas. Este é o pequeno segredo do sucesso de nossa marca”, conclui.

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Artur Tavares

Sob o signo de câncer, nasceu de oito meses. Desde este infortúnio, mostrou-se impaciente. Soube aproveitar esta peculiaridade e transformá-la em curiosidade. Odeia rejeitar convites para restaurantes, está sempre com um livro e adora passar os finais de semana em meio à natureza, com suas companhias favoritas e o melhor da música eletrônica.

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