Moda

Bell & Ross lança linha Bellytanker

Relojoaria ainda desenvolveu protótipo de supercarro

por César Rovel 3 Out 2017 11:56

A Bell & Ross apresentou em Baselworld 2017 os novos modelos Bellytanker, com a caixa redonda Vintage e inspirados nos carros de corrida Bellytanker. São dois modelos, o BR V1-92, um relógio automático de três ponteiros, com indicação de horas, minutos, segundos e data, e o BR V2-94, um cronógrafo com contadores de 30 minutos e 60 segundos.

O BR V1-92 tem uma pequena caixa de 38,5 mm em aço escovado que alude aos relógios dos anos 40/50, evocando o cockpit dos aviões Mustang P-51. O fundo exibe uma gravação do Bellytanker. Por fim, o vidro de safira convexo, com conotação vintage, é uma referência aos vidros arredondados dos aviões antigos.

O BR V2-94 tem caixa de aço polido e acetinado de 41 mm, com fundo em safira que permite observar as engrenagens do movimento de cronógrafo; outra versão com fundo sólido exibe uma gravação do Bellytanker.

O carro Bellytanker da Bell & Ross
A Bell & Ross não se limitou a criar os novos relógios Bellytanker, e foi ainda mais longe na sua paixão pelos veículos. A marca criou o seu próprio carro Bellytanker, um modelo inserido coerentemente na linha de máquinas que o antecederam: a moto B-Rocket ou o supercarro Aero GT.

O termo Bellytank designa o tanque de emergência instalado sob a barriga dos aviões de caça. Com efeito, em inglês, “Belly” significa barriga e “tank”, tanque. O termo Bellytanker é usado para designar os carros de corrida fabricados diretamente a partir destes tanques adicionais.

O Bellytanker da Bell & Ross é um carro retro-futurista com múltiplas alusões ao mundo da relojoaria. Assim, o metal da sua carroceria evoca as caixas dos relógios. O vidro do cockpit lembra os vidros ultra-convexos. As calotas das roda cor de cobre remetem aos mostradores dos relógios da época.

O estabilizador do veículo é uma referência aos códigos da aviação, assim como o preto fosco do seu “nariz”, cor utilizada em muitos caças para se evitar reflexos.

Bell & Ross BR V1-92 Bellytanker – Ficha técnica
Movimento
Calibre BR-CAL.302, automático
Indicação de horas, minutos, segundos e data

Caixa
38,5 mm, em aço polido-acetinado
Mostrador dourado, com algarismos e índices metálicos aplicados
Ponteiros das horas e dos minutos metálicos esqueletizados, com SuperLuminova
Vidro convexo em safira com antirreflexo
Estanque a 100 metros

Pulseira
Couro marrom, com fecho de fivela em aço

Preço
USD 2,300.00

Edição limitada de 500 peças

BR V2-94 Bellytanker – Ficha técnica
Movimento
Calibre BR-CAL.301, cronógrafo automático
Indicação de horas, minutos, pequenos segundos às 3. Data
Cronógrafo com contador de 30 min às 9, segundos ao centro

Caixa
Diâmetro de 41 mm, em aço polido-acetinado
Aro em aço com escala taquimétrica
Coroa e botões rosqueados, fundo de safira ou aço
Mostrador dourado, com algarismos e índices metálicos aplicados
Ponteiros das horas e dos minutos metálicos esqueletizados, com SuperLuminova
Vidro convexo em safira com antirreflexo
Estanque a 100 metros

Pulseira
Couro marrom ou aço, com fecho de báscula em aço

Preço
USD 4,400.00 (pulseira de couro)

César Rovel

César Rovel fundou em 2006 o site Relógios & Relógios, dedicado exclusivamente à relojoaria. Anualmente faz a cobertura dos salões Baselworld e SIHH – Salão Internacional da Alta Relojoaria, na Suíça, e do SIAR, no México. É membro do Cartier Fine Watchmaking Club e do Montblanc 4810 Club.

Veja mais