Moda

Arnold & Son mostra tributo em Basel

Tourbillon Chronometer No. 36 é o novo modelo da relojoaria suíça

por César Rovel 18 Abr 2017 11:24

A Arnold & Son apresentou em Baselworld o Tourbillon Chronometer No. 36, um moderno tributo aos históricos cronômetros de alta precisão feitos por John Arnold.

Simetria e esqueletização são dois traços característicos da Arnold & Son, e o Turbilhão Cronômetro No. 36 certamente não é exceção. O modelo inspira-se no cronômetro de bolso John Arnold No. 1/36, que completará seu 240o aniversário em 2018.

O Cronômetro John Arnold No. 1/36 ou “Arnold 36”, como é mais comumente chamado, não foi apenas o primeiro relógio de bolso de John Arnold a usar um movimento maior com seu balanço “T”, mas também o primeiro a ser referido como um “cronômetro” pela sua cronometria superior. Neste aspecto, o Turbilhão Cronômetro No. 36 é uma fiel homenagem horológica contemporânea.

Seguindo os códigos clássicos dos movimentos tradicionais de cronômetros ingleses, os principais elementos giratórios, como rodas, tambores e turbilhão, são montados em sua própria ponte. As pontes triangulares de vários níveis (nada menos que treze) são esqueletizadas, proporcionando um senso de profundidade tridimensional para todo o relógio.

O turbilhão, o elemento central do relógio, é destacado de forma magnífica. Apoiado por uma ponte esqueletizada com polimento-espelho, o turbilhão de um minuto apresenta um típico design Arnold & Son de três raios. Pesando mera fração de um grama, sua gaiola consiste de não menos que 58 componentes.

Proeminentemente posicionado no lado do mostrador, ele também pode ser visto por trás, graças a uma abertura na platina principal. O mesmo tipo de abertura é feito sob a indicação de pequenos segundos, contribuindo à simetria do Turbilhão Cronômetro No. 36.

O virtuosismo técnico do modelo não é apenas um deleite para os olhos, uma vez que o relógio é um cronômetro certificado pelo COSC; algo raro para um relógio com turbilhão.

As decorações de alta relojoaria também são generosamente demonstradas no Turbilhão Cronômetro No. 36. O calibre A&S8600, concebido e fabricado inteiramente in-house, apresenta platina principal suavemente arenada e pontes com bordas chanfradas e polidas. A platina principal e as pontes são tratadas com um revestimento dourado, lembrando a estética dos relógios de bolso históricos feitos por John Arnold. A platina principal também possui vários chatons de ouro 18K com polimento-espelho, enquanto as rodas do trem de engrenagem têm acabamento acetinado circular com bordas chanfradas e polidas. Mesmo os parafusos são chanfrados e apresentam cabeças espelhadas.

O coração do relógio, o turbilhão, apresenta uma construção tradicional com ponte superior, enquanto a gaiola espelhada tem o desenho Arnold & Son com três raios e completa uma volta em 60 segundos.

Os tambores duplos, gravados a laser, proporcionam uma reserva de marcha considerável de 90 horas. O Turbilhão Cronômetro No. 36 está disponível em ouro vermelho ou em aço, limitado a 28 exemplares por versão.

Arnold & Son Turbilhão Cronômetro No. 36 – Ficha técnica
Movimento
Calibre A&S8600, manufatura Arnold & Son, turbilhão a corda manual, 33 rubis
Diâmetro 37,8 mm, espessura 5,9 mm, reserva de marcha 90 horas, duplo tambor
Frequência 28.800 aph (4 Hz), certificado COSC
Indicação de horas, minutos, pequenos segundos

Caixa
Em ouro vermelho 18 K ou aço, diâmetro 46 mm
Safira curvada com antirreflexo em ambos os lados, fundo de safira transparente, estanque até 3 atm

Pulseira
Couro de aligátor marrom ou preto costurado à mão

Preços
Ouro vermelho: 52.800 Francos Suíços
Aço: 34.900 Francos Suíços

César Rovel

César Rovel fundou em 2006 o site Relógios & Relógios, dedicado exclusivamente à relojoaria. Anualmente faz a cobertura dos salões Baselworld e SIHH – Salão Internacional da Alta Relojoaria, na Suíça, e do SIAR, no México. É membro do Cartier Fine Watchmaking Club e do Montblanc 4810 Club.