Moda

Andersen Genève comemora 20 anos de seu Perpétuo Secular

Relógio, lançado em 1996, foi o primeiro a ter um calendário perpétuo

por César Rovel 25 Jul 2016 15:29

Para celebrar o 20o aniversário de seu Calendário Perpétuo Secular, Andersen Genève lança uma nova versão com uma complicação adicional.

Lançado em 1996, o “Perpetuel Secular Calender” foi o primeiro relógio de pulso com calendário 100% perpétuo. Ele possui, além da programação para o ciclo de anos bissextos, uma roda secular programada para os anos seculares que não serão bissextos: 2100, 2200 e 2300 e então 2400 (bissexto).

O novo modelo comemorativo exibe os sete dias da semana através de “buttons” em ouro branco gravados à mão. Os buttons representam o sol, a lua e cinco planetas. A complicação é lida através de sete pequenas aberturas para indicar o dia atual (uma das aberturas é marcada com um ponto para indicar o dia da semana).

Os nomes dos dias referem-se às divindades Romanas: o Sol para Domingo, e então a Lua, Marte (Ares), Mercúrio (Hermes), Júpiter (Zeus), Vênus (Afrodite) e então Saturno (Cronos) para Sábado. O mostrador também exibe a data às 3.

O modelo de estilo sóbrio e clássico em platina é feito do exclusivo “Ouro Azul”, que vem sendo utilizado por Andersen Genève há décadas. Trata-se de um ouro 21 K com elementos de ferro. Quando aquecido, ele adquire uma exclusiva cor azul que reflete a luz de uma forma bastante especial e faz de cada relógio único. O motivo guilloché “Diamante”, dificílimo de ser realizado, também amplia a reflexão.

No verso, o Perpetuel Secular Calender traz contadores com ponteiros que indicam Meses, Anos e Anos Bissextos. O módulo criado por Andersen Genève tem sido continuamente otimizado desde seu lançamento 20 anos atrás e é programado para 400 anos; a seguir, deverá ser substituído por outro com indicações de 2400 a 2800… e assim por diante…

Todos os componentes deste relógio são produzidos na Suíça, e a edição será limitada a 20 relógios, apenas em platina. Há poucos dias o Perpetuel Secular Calender foi relacionado entre os concorrentes ao Grande Prêmio de Relojoaria de Genebra, na categoria “Calendários”.

Andersen Genève Perpetuel Secular Calender – Ficha técnica
Movimento
Mecânico automático, frequência 28.800 aph, reserva de marcha de 40 horas
Indicação de horas, minutos, segundos, data, dia, mês, ano, calendário perpétuo

Caixa
Platina, 42,8 mm de diâmetro, espessura de 11 mm
Estanque a 30 metros

Pulseira
Em couro com fecho de fivela em platina

Preço
148.000 Francos Suíços

César Rovel

César Rovel fundou em 2006 o site Relógios & Relógios, dedicado exclusivamente à relojoaria. Anualmente faz a cobertura dos salões Baselworld e SIHH – Salão Internacional da Alta Relojoaria, na Suíça, e do SIAR, no México. É membro do Cartier Fine Watchmaking Club e do Montblanc 4810 Club.