Moda

Altiplano comemora 60 anos com peça de bolso

Piaget lança relógio comemorativo de um de seus maiores ícones

por César Rovel 11 Out 2017 11:51

A Piaget apresenta o Relógio de Bolso Altiplano 60o Aniversário, um toque original para o lendário modelo ultrafino. Lançado originalmente em 1957, o Altiplano revolucionou o mundo da relojoaria. Mais do que uma prova de virtuosismo técnico, ele definiu um novo conjunto de regras estéticas e uma marca de classicismo elegante que ainda perdura.

Como parte das celebrações de um ano dedicado a este ícone da relojoaria, a Piaget dá um toque inesperado ao clássico atemporal: o relógio sai do pulso para se tornar um original relógio de bolso. Com um cordão de couro azul para combinar com o mostrador azul Piaget, o Relógio de Bolso Altiplano 60o Aniversário de edição limitada é um companheiro original para o colecionador de relógios, o expert ou o clássico dândi. Quando exibido em um suporte de marchetaria especialmente projetado, o lendário Altiplano é mais do que um relógio: torna-se uma obra de arte, expressão atemporal de elegância.

Sempre discreto e sem ostentação, o Altiplano sempre foi uma declaração de estilo. Com um cordão azul de couro, o relógio de bolso equilibra sofisticação clássica e um toque de ousadia contemporânea, mantendo os códigos de design que colocam o relógio no mapa em 1957. O azul cativante do mostrador com efeito “soleil” está entre o cobalto e o azul noturno. Esta rica e profunda tonalidade é combinada com índices únicos em ouro branco e ponteiros finos do tipo bastão, típicos da coleção Altiplano. Reforçando as proporções perfeitas do relógio, uma fina cruz azul, usada nas primeiras versões do Altiplano, dá à peça uma elegância discreta e equilibrada.

O logotipo histórico da Piaget que decora o mostrador lembra o primeiro Piaget Altiplano e as tradições de relojoaria ultrafina mantidas pela Manufatura de Alta Relojoaria, onde cada peça é desenvolvida, produzida e decorada. Dentro da fina caixa, o movimento mecânico automático 1200P igualmente fino, com apenas 2,35 mm de espessura. O fundo de safira revela a dualidade do Altiplano: pura simplicidade no exterior, complexidade sofisticada no interior. Os belos acabamentos do relógio com Côtes de Genève circulares, pontes biseladas, platina com decoração circular e parafusos azulados podem ser admirados através do fundo transparente.

O relógio de bolso pode ser transformado em um lindo relógio de mesa quando colocado no centro de um elegante suporte azul. A elaborada marchetaria de palhinha no quadro circular é resultado de know-how semelhante à marchetaria de madeira. Com grande habilidade, o artesão seleciona pedaços de palhinha com base na sua sombra de cor para interpretar perfeitamente os contrastes, cores e textura do projeto. Para combinar com o mostrador, a precisão é primordial, pois cada peça tem de ser precisa ao centésimo de milímetro.

Piaget Relógio de Bolso Altiplano 60o Aniversário – Ficha técnica
Movimento
Mecânico automático ultrafino de Manufatura Piaget calibre 1200P, espessura de 2,35 mm, 25 rubis
Frequência 21.600 aph (3 Hz)
Reserva de marcha de aprox. 44 horas
Côtes de Genève circulares, platina e pontes com decoração circular, pontes biseladas, parafusos azulados
Indicação de horas e minutos

Caixa
Ouro branco 18K, 50mm
Mostrador azul, cruz central, índices em ouro branco
Cordão e bolsa em couro azul com fecho em ouro branco 18K
Suporte de mesa em marchetaria em palha azul

Edição limitada de 26 peças

César Rovel

César Rovel fundou em 2006 o site Relógios & Relógios, dedicado exclusivamente à relojoaria. Anualmente faz a cobertura dos salões Baselworld e SIHH – Salão Internacional da Alta Relojoaria, na Suíça, e do SIAR, no México. É membro do Cartier Fine Watchmaking Club e do Montblanc 4810 Club.

Veja mais