Lifestyle

Tendências: Co-Living

À medida que o modelo de co-working continua a revolucionar nossa cultura de trabalho moderna, o co-living em comunidade também oferece uma alternativa, cada vez mais procurada, à propriedade individual

por Athena Advisers 13 Dez 2017 12:06

À medida que o modelo de co-working continua a revolucionar nossa cultura de trabalho moderna, o co-living em comunidade também oferece uma alternativa, cada vez mais procurada, à propriedade individual. Capitais globais como Londres e Nova York foram as primeiras a dar início à essa tendência urbana, impulsionadas por projetos como o Common, baseado no Brooklyn, e o WeLive de Londres, dos fundadores da comunidade bilionária de co-workingWeWork. Mas, temos que reconhecer que a vida na cidade grande é cara e cada vez mais estressante e, embora nossa dependência do mundo digital tenha levado à crescente alienação do indivíduo, ela forneceu, simultaneamente, uma porta para a liberdade, inspirando uma nova geração de empreendedores modernos itinerantes conhecidos como nômades digitais.

No encalço do número cada vez maior de criativos e empreendedores globais capazes de trabalhar de qualquer lugar do mundo está surgindo uma crescente tendência de workcation e modelos de moradia alternativa em áreas rurais. Por que optar por trabalhar enfurnado em um pequeno apartamento no Soho quando você poderia estar sentado de frente para uma praia espetacular, recarregando suas energias com mergulhos no oceano ao invés de expressos duplos?

De comunidades veganas de Portugal, nas quais moradores constroem suas próprias casas autossuficientes, até projetos residenciais e de hospitalidade multiuso elaborados, como o Kaplankaya da Turquia, onde os proprietários têm acesso às instalações do spa Six Senses e onde suas propriedades são alugadas quando estes viajam, a variedade e os escopos dos projetos são tão vastos quanto a própria humanidade, porém, todos buscam fundamentalmente a mesma coisa: a criação ou fomento de uma comunidade de pessoas que preferem compartilhar suas experiências e recursos ao invés de utilizá-los sozinhas. A criação de comunidades alternativas é tão antiga quanto o tempo, no entanto, em nosso mundo obcecado pelo Instagram, quanto do seu sucesso se deve ao marketing e quanto aos seus valores fundamentais, ao estilo de vida que oferecem, às pessoas que possuem os espaços e à sua dinâmica diária? Com vários projetos surgindo em todo o mundo, o co-living é uma tendência que deverá definir o nosso modo de vida para as próximas gerações e a concorrência já é grande. Nessa série dividida em 3 partes, conversamos com especialistas dos setores de hospitalidade, comunidade e desenvolvimento sobre suas abordagens, inspirações e habilidades vitais testadas e aprovadas quando se trata de entender esse mercado em constante evolução.

Projetos de Co-Living para se ter em mente
Sea Ranch: O modelo original, esta comunidade de artistas do Condado de Sonoma foi construída por um conjunto de arquitetos norte-americanos de destaque nos anos 50 e ainda mantém a liderança.

Esototo: Com inauguração prevista para 2019, a Etosoto é uma comunidade residencial criativa, eco hotel e fazenda localizada em uma faixa especial de reserva natural, situada 20 minutos ao sul de Lisboa, do empresário de entretenimento francês Julien Labrousse. Antes da inauguração da comunidade residencial, confira seu projeto precursor em Formentera.

Summit Series: Atualmente a principal comunidade global, a Summit Series começou com boas pessoas realizando eventos bacanas que se transformaram em alguns dos encontros criativos mais inovadores do mundo. O sucesso alcançado pela equipe da Summit ao longo dos anos motivou a aquisição da Powder Mountain (que em breve irá lançar a primeira etapa de sua incorporação imobiliária) em Utah para fornecer uma residência permanente para a sua legião de fãs.

Roam: Esta rede global de espaços de co-living conta com Londres, Miami e Bali entre seus destinos e combina elegantes quartos centrais por 100 USD a noite, com gerentes que organizam sua vida social, uma cozinha gourmet para refeições comunitárias e espaços de co–working.

Auroville: Uma cidade universal no sul da Índia, a Auroville é considerada uma das principais comunidades intencionais, construída a partir da visão de Sri Auribindo e da Mother como uma experiência de união humana.

Leia essa e outras reportagens no site da Athena Advisers, clicando aqui.

Athena Advisers

Investimento, propriedades e lifestyle. A Athena Advisers é uma consultoria boutique especializada em propriedades high-end em Lisboa, Barcelona, Côte d’Azur, Alpes, Paris e Londres. A agência foi uma das primeiras a fincar bandeira na capital portuguesa prevendo o boom imobiliário que faz da cidade o novo eldorado do real estate internacional.