Lifestyle

Día de Muertos é comemorado em SP

No final de semana, Memorial da América Latina recebe festa mexicana

24 Out 2017 10:37

Entre os dias 28 e 29 de outubro, no Memorial da América Latina, o Consulado do México em São Paulo e a comunidade mexicana da capital organizam a Fiesta de Día de Muertos. Com a co-realização do Governo do Estado de São Paulo e do Memorial da América Latina, o evento traz para a cidade a tradicional celebração mexicana, com feirinha gastronômica e diversas atrações culturais.

O espaço de gastronomia contará com 20 barracas e cinco food trucks. Entre as pedidas típicas mexicanas, 10 casas da Taco Tuesday Brasil, evento que promove a gastronomia do México com tacos e Jose Cuervo margaritas on the rocks em dobro, estarão presentes. São eles Dedo de La Chica, Don Pancho, La Mexicana, Taquería La Sabrosa, Mexicaníssimo, Nacho Libre, Obá, Pacifico Coastal Grill e o La Buena Onda com seu food truck. Com preços em conta, os participantes oferecerão pratos típicos do país, como tacos, flautas, quesadillas, enchiladas e guacamole. Para beber, a Jose Cuervo e a FEMSA terão opções com e sem álcool para servirem nos dois dias. Outros países da América Latina estarão representados com suas barracas para complementar as opções gastronômicas.

Quem visitar a feira caracterizado poderá concorrer em concurso, no domingo (29), em três categorias por idade – infantil, juvenil e adulto feminino e masculino – com prêmios especiais que incluem até passagens para o México. Complementam a programação feira de artesanato, apresentações musicais dos mariachis “Sol de América” e apresentação da escola de samba Unidos de Vila Maria, que, no Carnaval de 2018, homenageia a cultura mexicana e o programa Chaves.

Para os mexicanos, no Día de los Muertos, os entes queridos que já faleceram têm permissão para visitar seus parentes e amigos, que festejam com comida, música, decoração com flores, velas e incensos e as tradicionais catrinas (caveiras mexicanas) em máscaras, fantasias e pinturas faciais. Seguindo a tradição, os homenageados deste ano serão as vítimas dos terremotos ocorridos em setembro, no México, e estarão em altar coberto com as oferendas típicas dessa celebração que é declarada pela UNESCO como Patrimônio Imaterial da Humanidade.

O evento tem entrada gratuita e vai das 12h às 22h no sábado e das 12h às 20h no domingo e conta com o patrocínio da FEMSA, Jose Cuervo, Câmara Mexicana, Aeroméxico, Kidzania, Bimbo, Banco Rendimento, Radisson, Clarion, 55 Destinos e a GRCES Unidos de Vila Maria.

Fiesta de Día de Muertos – 28 e 29 de outubro
Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda, ao lado do metrô Barra Funda