Lifestyle

De Volta às Ruas

Bicicletas clássicas ganham nova chance com o trabalho habilidoso do Studio Vila

por Gabriel Bordin 31 Mai 2017 14:29

Apesar do pouco espaço ainda destinado às ciclovias na malha viária das cidades, a bicicleta vem se consolidando como meio de transporte nos últimos anos. É cada vez mais comum encontrar pessoas em busca de um novo meio de transporte – e, consequentemente, estilo de vida – que optam por uma magrela para rodar por aí. E o melhor é que nem sempre é preciso comprar uma bike nova para fazer essa transição. Há oficinas especializadas em restauro e customização de bicicletas antigas, aquelas que ficaram esquecidas na casa de pais e avós.

O Studio Vila, em São Paulo, do ex-designer gráfico Rodrigo Villas, recupera e customiza cerca de 15 bikes vintage por mês. Villas conta que começou restaurando uma bicicleta antiga que tinha em casa. “Queria entender todo o processo. Meu pai era coronel da polícia militar, rodava todas as entranhas da cidade e conhecia muita gente. Foi pelos contatos dele que encontrei as lojas e os serviços de que precisava para começar meu negócio”, diz ele. Isso foi há três anos. Hoje, o empresário trabalha majoritariamente com bicicletas fabricadas no Brasil. “As famílias tinham Caloi 10 ou Cecis, e os filhos buscam esses modelos para rodar no dia a dia. Nós preferimos que seja assim, pois mostra que o País tem uma cultura ciclística muito vasta e rica a ser explorada”, explica.

Villas conta que cada bicicleta é tratada de uma forma específica. “Com exceção dos restauros, que são mais um trabalho artístico, a maioria passa por uma atualização que permite rodar normalmente, sem problemas para o dono”. Para chegar a um resultado final que agrade ao cliente, o empresário estuda cada caso separadamente. “O que eu herdei da profissão de designer foi a habilidade de traçar o perfil dos proprietários. Assim eu consigo ajudar na ideia, indicando o que combina mais com a personalidade da pessoa, sem entrar em choque com as limitações técnicas do projeto”, diz.

Sobre o aumento crescente de bicicletas nas cidades, Villas acredita que é uma tendência que se concretizará. “Aos poucos estamos descobrindo que as bikes possuem um leque de variedade – relacionado à funcionalidade – muito grande. E ainda há um mundo de design escondido muito rico para se desbravar. Acredito que a grande tendência é que todos tenham pelo menos uma bicicleta em casa”.

Gabriel Bordin

Surfista de feriado e aficionado por motos. Jornalista porque acredita que é a melhor forma de se dissipar uma ideia e lifestyle. Guarda um amor incondicional por fotografia e produção de vídeos, acreditando que cada pequeno detalhe capturado é responsável pela composição do significado final de uma obra.