Lifestyle

Apneia com fôlego renovado

Procura por cursos aumenta pelo País

28 Jul 2017 11:00

Por Renato de Alexandrino

Nem sempre é recomendado começar um texto com uma piadinha ou um trocadilho, mas o autor aqui se arriscou no título desta matéria. A verdade é que os cursos de apneia estão ganhando fôlego no País. Cada vez mais gente está procurando aumentar sua capacidade de prender a respiração debaixo d’água – sejam mergulhadores, surfistas ou simplesmente pessoas que querem melhorar sua forma física e conhecer melhor seu próprio corpo. “A procura aumentou. O verão é mágico, faz com que as pessoas saiam de casa para curtir o sol, ainda mais no Rio de Janeiro”, diz Paulo de Tharso, que ministra o curso Apneia no Surf na Cidade Maravilhosa. “A demanda aumentou ultimamente, principalmente porque busco difundir a prática da apneia como um benefício não somente para o atleta que procura performance especificamente neste esporte. Há um leque muito grande de aplicação dos benefícios do curso para profissionais ou mesmo para quem procura esportes aquáticos por lazer”, explica Karol Meyer. Nascida em Recife, mas criada e radicada em Florianópolis, Karol sabe do que está falando. É considerada um dos maiores nomes do esporte, dona de oito recordes mundiais e 30 sul-americanos.

O apelido Karol Peixe não veio à toa, e ela conseguiu a incrível marca de 18min32s (é permitido ventilar O2 puro antes) sem respirar, indo parar no Guinness Book. Surfista e ex-recordista brasileiro de freediving, Christian Dequeker ministra cursos por todo o País, ensinando técnicas de apneia estática e dinâmica com foco especial na galera do surfe. “Fazemos jogos e bloqueios da respiração desde estática até simulando situações de perrengue no surfe. Isso proporciona um resultado bastante específico”, conta ele.

Quem também detém números impressionantes é o pernambucano Carlos Burle. Campeão mundial de ondas grandes e conhecido por seu talento – e coragem – para dropar verdadeiras montanhas de água, Burle acostumou-se a levar caldos que requerem “pulmões de aço”. Ele revela que aumentou sua capacidade de apneia de 2min para 5min45. “Recomendo um curso de apneia a qualquer um que quiser evoluir fisiologicamente. Você passa por um processo de autoconhecimento, o que é superimportante para a evolução do ser humano. Você trabalha muito com a mente quando está em apneia.”

Apneia Surf Brasil
Os cursos do surfista e mergulhador Christian Dequeker têm turmas de 25 alunos em média e são intensivos, com 12 horas no total durante um fim de semana. São divididos em teoria, parte prática de piscina e parte prática de mar. Christian viaja pelo País dando cursos em São Paulo, Rio de Janeiro e outras capitais.
apneiasurfbrasil.com.br

Apneia no Surf
Ministrado no Rio de Janeiro pelo instrutor de mergulho Paulo de Tharso, o curso tem duas aulas práticas em piscina, com três horas por dia. Apesar do nome, não é destinado apenas a surfistas. “Casca-grossas” como Rodrigo Resende e Maya Gabeira estão entre os alunos que já experimentaram o curso. Turmas com no mínimo duas pessoas e ex-alunos podem fazer um reforço com um “aulão” de duas horas de duração.
brazildivers.com.br

Coral de Fogo
Este curso no Rio de Janeiro é dado pela recordista sul-americana Carol Schrappe. Tem aulas teóricas e aulas práticas de apneia estática, dinâmica e de profundidade. Há opções de saída para o mar, em Angra dos Reis, para a aula de profundidade. Mínimo de oito e máximo de 12 alunos.
coraldefogo.com

Karol Meyer
Os cursos da recordista mundial são ministrados em Florianópolis, o que é mais uma boa razão para visitar a sempre apaixonante Ilha da Magia. Há opções de turmas com 6h de aulas a cursos com até quatro dias de duração, envolvendo teoria, prática fora da água, em piscina e saídas para o mar ou lago. É possível formar turmas VIPs.
karolmeyer.com.br

Hawaii Eco Divers
O curso é ministrado pelo mergulhador profissional Ricardo Taveira, que mora no Havaí, mas periodicamente vem ao Brasil. As próximas turmas devem ser montadas em maio em São Paulo, Rio e Porto Alegre. Inclui quatro horas de aulas teóricas, seis horas de aulas práticas na piscina e outras seis horas práticas no mar.
hawaiiecodivers.com