Gastronomia

Uma noite de drinks e tapas no Recreo

Bar recém-aberto em São Paulo tem clima intimista e happy hour animado

por Artur Tavares 9 Set 2016 13:25
Melão Porto marinado no Martini

A região do Jardim Paulista, na zona oeste paulistana, ganhou um interessante estabelecimento no último mês de agosto. Comandado pelos sócios Luigi Cardoso, Roberto Coelho da Fonseca e Matheus Farah, o Recreo Bar é uma nova opção na Rua Padre João Manuel, a mesma dos restaurantes Bagatelle, Brasserie des Arts e Dalva e Dito, e a boulangerie Santo Pão.

Nossa reportagem foi convidada para uma noite de tapas e drinks no Recreo Bar, e não deixou de se surpreender: mesmo aberto há menos de um mês, a casa estava lotada. As mesas grandes recebiam animados grupos de homens e mulheres bem vestidos, que pareciam ter esticado direto do escritório para o local. O ambiente é propício também para encontros mais intimistas, já que a iluminação pontual deixa todos os clientes à meia luz.

Não é por menos, a carta de coquetéis elaborada por Marcelo Serrano, o mesmo da Brasserie des Arts, é um convite para uma noite em ótimas companhias. O gim foi reinventado de forma criativa no Recreo. O Fazendinha é feito de uma mistura entre o destilado, vinho branco, manjericão, grapefruit e lichia. É um drink fresco, perfeito para tomar em dias quentes. O tradicional Old Fashioned, feito com bourbon, laranja e cubos de açúcar, também ganhou uma versão diferente: o Toro Loco. Servido em um copo de alumínio bem gelado, é feito com pacharán, bourbon, mix de frutas cítricas, amêndoas e bitter. A canela aparece no Antídodo, feito também com cachaça, mel, limão e gengibre – um clássico dos bares brasileiros. Outro é o Conhoda, com brandy, licor de cacau e limão, servido em uma taça própria para conhaque, com um único cubo de gelo dentro. Para terminar, experimentamos a “brincadeira” de Marcelo Serrano, o Bloody Mary Ice Cream. Uma pasta de tomate é servida em forma de sorvete, acompanhada de uma pequena dose de Bloody Mary. É picante e, embora pareça um aperitivo, deve ser tratado como drink.

Petiscos para acompanhar

O Recreo conta com dois chefs. O francês Christophe Deparday cuida dos pratos principais da casa, enquanto o colombiano John Faver cuida das tapas. Suas criações têm inspirações latinas e também espanholas. Os destaques são o tartar de robalo, servido em folha de arroz, acompanhado de creme de abacate, e o melão porto marinado no Martini. Suculenta, a fruta é servida com fatias de pata negra.

Fomos mais longe, e mesmo de barriga cheia, não nos arrependemos em continuar. O bombom de chevre com pistache e molho pesto derretia na boca. O pão de tomate, também com fatias de pata negra, é delicioso. Quer mais? Experimente as croquetas de jamón e frango.

O Recreo ainda serve pratos no jantar, como o tartar de filé mignon, polvo com espuma de batata, massas, entre outros.

Recreo Bar
Rua Padre João Manuel, 1.249 – Jardim Paulista
Tel. (11) 3068-0169
Terça e quarta: 19h à 0h
Quinta: 19h à 1h
Sexta: 18h à 1h30
Sábado: 13h à 1h
Domingo: 13h às 23h

Artur Tavares

Sob o signo de câncer, nasceu de oito meses. Desde este infortúnio, mostrou-se impaciente. Soube aproveitar esta peculiaridade e transformá-la em curiosidade. Odeia rejeitar convites para restaurantes, está sempre com um livro e adora passar os finais de semana em meio à natureza, com suas companhias favoritas e o melhor da música eletrônica.