Gastronomia

Terraço Itália em festa

Jantares comemoram os 50 anos do icônico restaurante paulistano

por Artur Tavares 7 Jun 2017 11:53

O tradicional restaurante paulistano Terraço Itália está comemorando 50 anos de maneira belíssima. Reformado e com decoração moderna, o restaurante no quadragésimo primeiro andar do Edifício Itália convidou cinco chefs e cinco bartenders para criar jantares que serão oferecidos ao público até o mês de setembro.

Na noite da última terça-feira, 6, fomos convidados para conferir o cardápio do segundo mês de comemorações, que fica em cartaz por lá até o início de julho. O chef italiano Pier Paolo Picchi, do estrelado restaurante Picchi, preparou menu em três tempos, acompanhado de um delicioso drink criado por Laércio Zulu.

Para começar, um capellini de pupunha, mini brotos e flores com um suave caviar de aliche. A entrada de caráter simples cumpre sua função, misturando sabores frescos. No prato principal, Picchi reinventou a truta com amêndoas, um clássico do Terraço Itália, servindo um ravioli de truta acompanhado de uma guarnição de manteiga noisette, amêndoas e redução de laranja. Deu certo. Leve, o prato é saboroso. Para o final, um sorbet de pêra incrível, acompanhado de espuma de chocolate e crocante de pão.

Nos drinks, o Terraço Itália pediu para que cada bartender convidado criasse um coquetel inspirado em uma das cinco décadas em que o restaurante funciona no Centro de São Paulo. Zulu teve como missão os anos 1980. Serviu uma bebida feita com cachaça, xarope de bálsamo, limão, vinho tinto e espuma de gengibre. Vale experimentar.

No primeiro mês de comemorações, o Terraço Itália recebeu o chef Marco Renzetti, da Osteria del Petirrosso, com drinks de Marcelo Serrano. Para os próximos meses, a lista é a seguinte:

Julho
Roberto Ravioli e Spencer Amereno

Agosto
Gianpiero Giuliani e Jean Ponce

Setembro
Salvatore Loi, Paulo Barros e Fabio La Pietra

Terraço Itália
Avenida Ipiranga, n°344 – 41° – Centro
(11) 2189-2929

Artur Tavares

Sob o signo de câncer, nasceu de oito meses. Desde este infortúnio, mostrou-se impaciente. Soube aproveitar esta peculiaridade e transformá-la em curiosidade. Odeia rejeitar convites para restaurantes, está sempre com um livro e adora passar os finais de semana em meio à natureza, com suas companhias favoritas e o melhor da música eletrônica.

Veja mais