Gastronomia

Restaurante Cór abre em São Paulo

Nova casa de carnes é capitaneada por chef sensação em Lima, Renzo Garibaldi

por Artur Tavares 31 Mar 2017 11:29

Uma nova casa de carnes promete ser sensação em São Paulo neste ano. Aberto neste semana, o restaurante Cór é o novo empreendimento do chef peruano Renzo Garibaldi, sensação em Lima por seu Osso.

Encantado com a gastronomia de Renzo Garibaldi, Alexandre Mora, proprietário do antigo Batubara, lhe propôs a realização de uma pop up em seu restaurante na Praça São Marcos, 825, antes ocupada pelo famoso Fidel. Renzo, entretanto, surpreendeu-se ao conhecer o espaço e, com isso, Alexandre vislumbrou a oportunidade de um empreendimento mais amplo. Assim, iniciou-se a instalação de todo um novo projeto arquitetônico e a busca por uma equipe capaz de criar e de implementar um cardápio verdadeiramente autoral.

No cardápio do Cór, a sensação são as carnes maturadas através de um processo de dry aged. Em entrevista à Carbono Uomo, Garibaldi afirma acreditar que “é a nova moda no Brasil, com certeza.” A câmara de maturação foi construída dentro do próprio Cór, mas Garibaldi não revela como se dá o processo, explicando apenas que “o modo de preparação é uma particularidade da casa.” Outra particularidade é que a grande maioria dos pratos saem de um forno à lenha.

Diferente do Osso, que, como o nome diz, serve apenas cortes do boi com o esqueleto do animal, no Cór “apenas as carnes que levam mais tempo de maturação saem com o osso.” Ele não deixou sua herança peruana de lado: “No Cór temos o Ceviche quente peruano, com crocante de alho-poró e cebola, e leite de tigre quente com aji amarillo.”

 

No leque de sugestões para entradas e porções para compartilhar, estão opções mais tradicionais como a morcilla artesanal com vinagrete e releituras como os bolinhos de tapioca com queijo acompanhados de ketchup de banana picante. Entre os pratos principais, a cozinha oferece uma boa variedade de pratos, como: o peixe na folha de bananeira com patacones, velouté de leite de coco e saladinha de feijão-de corda e o nhoque de abóbora com ricota, manjericão e castanha do pará, o hambúrguer da casa com queijo mogiana, bacon com mel e maionese de alho acompanhado de batata frita ou salada e o espaguete à carbonara, preparado com gema de ovo, guanciale, queijo peccorino e pimenta-do-reino.

Cobrados por peso, cortes como o New York Strip e o T-Bone são finalizados na churrasqueira e servidos com acompanhamentos escolhidos pelo cliente, que vão de farofa e legumes grelhados a repolho na brasa, com pasta de castanha do pará e molho de ostra.

Cór Restaurante
Praça São Marcos, 825 – Alto de Pinheiros.
(11) 3726-2908 ou 3021-2399

Artur Tavares

Sob o signo de câncer, nasceu de oito meses. Desde este infortúnio, mostrou-se impaciente. Soube aproveitar esta peculiaridade e transformá-la em curiosidade. Odeia rejeitar convites para restaurantes, está sempre com um livro e adora passar os finais de semana em meio à natureza, com suas companhias favoritas e o melhor da música eletrônica.

Veja mais