Gastronomia

Peppino Bar é inaugurado em São Paulo

Empreendimento é dos mesmos donos do renomado Nino Cucina; Fabio La Pietra, ex-SubAstor, cuida dos drinks

por Artur Tavares 8 Dez 2016 09:26

Pouco mais de um ano após a inauguração do delicioso Nino Cucina, o italiano Rodolfo de Santis e o brasileiro Renato Calixto abrem na próxima segunda, 12,o Peppino Bar. Uma espécie de extensão do Nino – eles ficam a uma distância de 100 metros um do outro -, o bar tem direção de Fabio La Pietra, que deixou o SubAstor para esta nova empreitada.

“Quando abrimos o Nino já existia a ideia de termos uma segunda casa. Com 6 meses de Nino, partimos para o projeto do Peppino Bar”, explicou Calixto. “O Peppino nasceu com a ideia de ser o bar de espera do Nino, até mesmo pela proximidade entre uma casa e outra. Porém, durante a obra, o projeto cresceu, e o Peppino se tornou mais que um bar de espera e ganhou identidade.”

Com a mudança, diz Calixto, o conceito da cada se alterou completamente: “hoje chamamos o Peppino de ‘irmão mais novo do Nino, mais criativo e rebelde. Despojado, com grandes balcões e mesas comunitárias, a ideia é ser informal.”

Para beber

Na nova casa, Fabio La Pietra criou uma carta de drinks dividida em dois “capítulos”, como ele mesmo define: Re-styled classics e Signatures. “No primeiro pegamos a ideia de releituras de clássicos esquecidos; no segundo capitulo temos receitas autorais inspiradas no conceito de ‘modern aperitif‘; com isto temos vários drinks de perfil aperitivos que nao tem como base os clássicos amargos ou vermutes italianos, mas outros sabores que levam a botânica de uma maneira inovativa e única. Reproduzimos sabores que não são fáceis de encontrar: bargamotto italiano, ylang ylang, jasmin, camomile romana e pinho”, diz o bartender, que também deu à Carbono três receitas que os clientes encontrarão por lá. São elas:

Southern August: um drink inspirado no verão mediterrâneo e alguns dos momentos mais importante do mês de agosto na região da Puglia, na Italia, quando acontece a alta da colheita do tomate. É uma infusão de vermute seco com tomate. A receita ainda agrega jerez (vinho aperitivo espanhol), Gin Mare – um gim com botânicos mediterrâneos, e essências de jasmin e bergamotto italiano.

Gin & Green: Gim, suco de limão siciliano, salsão fresco, essência de pinho e camomila romana, completo com Vedett Witbier.

Flower Power: Uma opção feminina, com base no rum cubano, vinho aromático Gewurtstraminer, essências de ylang ylang e jasmin, e suco cítrico.

Peppino Bar
R. João Cachoeira, 175 – Vila Nova Conceição, São Paulo

Artur Tavares

Sob o signo de câncer, nasceu de oito meses. Desde este infortúnio, mostrou-se impaciente. Soube aproveitar esta peculiaridade e transformá-la em curiosidade. Odeia rejeitar convites para restaurantes, está sempre com um livro e adora passar os finais de semana em meio à natureza, com suas companhias favoritas e o melhor da música eletrônica.