Gastronomia

Os 50 anos de Desmond Payne na Beefeater

Master Distiller britânico fala sobre lançamento da marca, o Beefeater 24

por Artur Tavares 10 Jul 2017 11:42

A Beefeater lançou recentemente no mercado mundial uma variação de seu tradicional gim. Chamado de Beefeater 24, ele tem botânicos distintos do Beefeater original, entre eles duas variações de chás. Ao mesmo tempo, a destilaria está em festa: Desmond Payne comemora 50 anos como Master Distiller da marca. A Carbono Uomo teve uma conversa exclusiva com ele: ““Foram 50 anos bem interessantes, nos quais eu testemunhei mudanças dramáticas no mercado. Hoje, há uma gama muito ampla de gins disponíveis. Se você fosse a um bar há 50 anos, haveria três marcas de uísque e provavelmente uma de gim. Agora, bares em mercados como a Espanha chegam a oferecer uma escolha de mais de 600 rótulos de gim. É um período maravilhoso para o destilado. Os clientes estão melhor informados, todos leem os rótulos. Eles querem saber o que está presente naquilo que consomem. Na verdade, as pessoas estão muito mais questionadoras: querem saber o que estão comendo, bebendo, do que as roupas são feitas e de onde elas vêm.”

Payne levou anos para criar o Beefeater 24, e torná-lo um produto completamente diferente do Beefeater que o público está acostumado. Ele explica como foi o processo: “Não há atalhos quando se está determinando quais botânicos darão um gim perfeito, você precisa explorar todas as opções. Demorei dois anos e foi preciso muito cuidado para criar uma receita distinta para o Beefeater 24, meu primeiro gim. Encontrar a combinação certa leva tempo, consideração e atenção precisa aos detalhes. O Beefeater 24 surgiu de uma receita minha de 2008. Ele é feito de 12 botânicos selecionados à mão, com uma rara mistura de chás em seu coração, trazendo um aroma fresco e uma suavidade incrível ao produto final. Assim como no Beefeater London Dry Gin, o Beefeater 24 é destilado de maneira tradicional, sem sabores adicionados após a destilação. O álcool e os botânicos repousam por 24 horas, uma prática única da Beefeater entre os gins estabelecidos.”

Sobre o uso de chás na fórmula, Payne conta que trata-se de uma homenagem ao hábito britânico mais conhecido ao redor do mundo: “O chá e o gim têm lugares de honra na história e na sociedade londrina. Então, qual a melhor maneira de prestar uma homenagem a esta grande cidade do que misturá-los? O Beefeater 24 reflete uma herança londrina única, tornando-se assim uma bebida do século 21 que tem toques do glamour de Londres.”

Fã dos clássicos, principalmente do negroni, Payne vê os tempos atuais com frescor, e pensa em criar novos gins mesmo após 50 anos trabalhando em uma das destilarias mais tradicionais do mundo: “É um desafio e uma diversão criar um novo gim, isso me dá vontade de seguir em frente nos diversos projetos que ainda tenho. No começo deste ano trabalhei com o vencedor do concurso MIXLDN, Timothy Ching, de Hong Kong, para criar um novo gim. Embora eu tenha cinquenta anos de estrada, meu caminho ainda não para por aqui.”

Artur Tavares

Sob o signo de câncer, nasceu de oito meses. Desde este infortúnio, mostrou-se impaciente. Soube aproveitar esta peculiaridade e transformá-la em curiosidade. Odeia rejeitar convites para restaurantes, está sempre com um livro e adora passar os finais de semana em meio à natureza, com suas companhias favoritas e o melhor da música eletrônica.

Veja mais