Gastronomia

Obá promove festival de comidas tailandesas

Durante dez dias, o chef convidado Maurício Santi assume o comando das woks

por Artur Tavares 10 Mar 2017 08:43

O restaurante paulistano Obá realiza desde a última quinta-feira, 9, o festival Thai Gastrobar. O chef convidado Maurício Santi prepará pratos típicos da comida tailandesa, dará aulas sobre a gastronomia do país asiático, e ainda promoverá um festival de comidas na rua do Obá.

Ao todo, serão quinze pratos feitos por Maurício Santi, que estudou a culinária tailandesa no próprio país. Lá, teve a oportunidade de conhecer quase que toda a totalidade do território nacional, suas diferenças gastronômicas e aspectos culturais. “Antes mesmo de me mudar para Tailândia, onde morei por alguns anos, já tinha trabalhado e pesquisado muito sobre a culinária Thai. Tendo morado antes em importantes cidades nos Estados Unidos e também em Londres e Sydney, onde a comunidade tailandesa é grande, e trabalhado profissionalmente em restaurantes Thai em Sydney e Cingapura, estava bem preparado para a Tailândia. Quando cheguei em Bangkok, já tinha totalmente mapeado onde e o que seria minha pesquisam voltada para ingredientes, produtos, técnicasm e muita mão na massa, já que a prática é essencial. Estagiei em diversas cozinhas por lá, de comida de rua a restaurante estrelado, cozinha de famílias e restaurantes icônicos, com a certeza de que o aprendizado seria infinito e vai estar presente todos os dias da minha vida”, conta o chef, que diz que o povo Thai vive por causa da comida, e nela está sua maior riqueza.”

Para o Gastrobar, Santi preparou pratos de pegada mais rústica, de comida de rua: “São pratos para compartilhar à mesa, tornando a experiencia mais completa, em que é possível provar uma quantidade maior de pratos e assim entender melhor a complexidade da comida”, explica. Entre as entradas, o hoi sod nahm jim talae traz ostras frescas com molho picante tailandês à base de suco de limão, nampla, pimenta fresca, alho, galanga e açúcar de palmeira, que são finalizadas com chips de cebola. A mistura entre ovos crocantes fritos na wok e carne seca de porco revela a criatividade tailandesa na salada yam kai dao moo yong, que fica completa com salsão, mix de ervas frescas e molho cítrico apimentado. Já entre os pratos principais, a costela bovina aparece no pad prik geng neua sikrong – a carne é preparada na wok com pasta de curry vermelho, folha de limão kaffir, pimenta do reino fresca, vagem, gengibre, dedo de moça e manjericão e acompanhada de arroz jasmim. Já carne de porco é o destaque do pad bamee moo deng: noodles de ovo salteados na wok com a carne suína assada ao estilo chinês e bok choi. Há ainda o pla neung manao, que traz o nobre filé de robalo no vapor em molho rústico de limão, alho e pimentas, também servido com arroz jasmim, e uma opção vegetariana, o pad hed gui chai dtao huu tod, um tofu crocante, feito na wok fumegante com mix de cogumelos, soja fermentada, gengibre e nirá.

Para Santi, o festival tailandês no Obá é uma oportundidade de difundir a gastronomia local aqui no Brasil: “A Tailândia tem centenas de pratos que o brasileiro, de forma geral, não gostaria muito. E isso tem a ver com desenvolvimento cultural, conservadorismo e até falta de conhecimento mesmo. Mas, por algum motivo, algum prato vira hype e daí se torna algo legal. Mas para quem realmente aprecia comida, a Tailândia e o Sudeste Asiático, de modo geral, é ‘um prato cheio’. Mesmo dentro da rota turística tem muita coisa boa. Digo isso pois, aqui no Brasil, ainda é novidade a notoriedade turística da Tailândia. Bangkok é a cidade mais visitada do mundo, mais que Paris, Londres, Tókio, Nova York! Em 2 meses a Tailândia recebe mais turistas que o Brasil em um ano todo!”

O Thai Gastrobar do Obá ainda terá a presença da cerveja tailandesa Singha, a primeira do país a ser vendida no Brasil.

2º Festival Thai Gastrobar do Obá
De 9 a 19/3, almoço e jantar
Rua Dr. Melo Alves, 205 – São Paulo/SP
(11) 3086-4774

Aula de Cozinha Tailandesa com o Chef Maurício Santi
Dia 15/3, das 19 às 22h
R$ 260,00 por pessoa
Escola Wilma Kovesi de Cozinha
Rua Cristiano Viana, 224 – São Paulo/SP
Inscrições pelo site: http://bit.ly/2lZXEBQ

Obá na Calçada Thai
Dia 16/3, das 18 às 21h
Rua Dr. Melo Alves, 205 – São Paulo/SP

Artur Tavares

Sob o signo de câncer, nasceu de oito meses. Desde este infortúnio, mostrou-se impaciente. Soube aproveitar esta peculiaridade e transformá-la em curiosidade. Odeia rejeitar convites para restaurantes, está sempre com um livro e adora passar os finais de semana em meio à natureza, com suas companhias favoritas e o melhor da música eletrônica.

Veja mais