Gastronomia

Massas leves e seus vinhos

Uma seleção de rótulos para acompanhar pratos de verão feitos com macarrão

por Artur Tavares 25 Nov 2016 10:05

Com a chegada do verão, as massas ganham acompanhamentos mais leves. Saem os molhos vermelhos e brancos, e entram acompanhamentos mais refrescantes. A Carbono Uomo conversou com a somellière Gabriela Monteleone, que deu dicas para não errar na escolha dos vinhos para acompanhar alguns dos pratos feitos com massas mais tradicionais desta estação.

Talharim ao Molho Pesto
“Opte por um vinho branco aromático como Sauvignon Blanc, porém algum do velho mundo, de preferência Sancerre ou Touraine: os aromas são mais herbais e combinam com ervas frescas.”
Linguine com Frutos do Mar
“Escolha um Riesling da Alemanha, do estilo Trocken, que é mais seco e repleto de notas minerais e salinas, que pareia muito bem com os frutos do mar, sempre notas aromáticas iodadas.”

Salada de fria macarrão
“Um Branco do sul da Itália, como aqueles feitos feitos da uva Fiano, que têm complexidade aromática e frescor.”

Espaguete feito de pupunha ou de abobrinha
“São pratos que pedem algo com mais personalidade. Minha sugestão é um rosé espanhol da região de Navarra, na Espanha, feito da uva Garnacha. É aromático e intenso, combina com elementos vegetais que tem sensação de delicada doçura, como é o pupunha.”

Artur Tavares

Sob o signo de câncer, nasceu de oito meses. Desde este infortúnio, mostrou-se impaciente. Soube aproveitar esta peculiaridade e transformá-la em curiosidade. Odeia rejeitar convites para restaurantes, está sempre com um livro e adora passar os finais de semana em meio à natureza, com suas companhias favoritas e o melhor da música eletrônica.