Gastronomia

Galpão da Pizza inova no cardápio

Mudança na sociedade da casa traz opções veganas para o menu

28 Mar 2017 08:47

Uma das pizzarias mais tradicionais de São Paulo, a Galpão da Pizza mudou de administração no final do ano e agora estreia novo cardápio. A partir de agora, estão disponíveis para os clientes quatro novas entradas, duas saladas, 16 pizzas individuais de fermentação natural – que incluem opções veganas e vegetarianas – e duas sobremesas, além do cardápio tradicional da casa, que foi mantido para atender os clientes antigos.

O Galpão contratou o consultor Rodrigo Felício, chef do Capivara Bar, com passagens pelo D.O.M, Chou e Le Jazz para renovar o cardápio. As novas pizzas levam massa feita à base de farinha 00 – seguindo as regras italianas -, e passam por um processo de fermentação de até 40 horas. As coberturas desenvolvidas por Felício são oito: das clássicas Margherita, Marinara, Pepperoni e Parma com rúcula, além de criações menos usuais, como a Allo Zola, com molho de tomate, gorgonzola, radicchio e alecrim; a Ai Funghi, com molho de tomate, cogumelos paris, alho e queijo pecorino; a Ai Formaggi , com molho de tomate, stracchino, san marcelin e sálvia; e na Java com abobrinha, que usa a linguiça de javali já famosa na casa, acrescida do vegetal, molho de tomate e parmesão.

Para os vegetarianos, os queijos à base de leite de vaca foram mantidos, mas a pizzaria foi além de apenas disponibilizar as opções tradicionais do cardápio que não levam nenhum tipo de carne, ave, peixe ou seus derivados. Introduziu-se também proteínas à base de soja, como calabresa, calabresa apimentada (que faz à vez do pepperoni) e presunto, ingredientes que são destaques, por exemplo, das pizzas Portugana, com molho de tomate, presunto vegano, muçarela, ovo, palmito e azeitonas; e da Pepperoni, com molho de tomate, calabresa apimentada vegana e muçarela.

As pizzas criadas para os veganos, que não comem nada de origem animal, o que inclui leite, ovos e mel, por exemplo, são feitas com os queijos veganos da marca NoMoo, produzidos à base de oleaginosas, como castanhas diversas. Eles estão presentes em receitas como a Ai Funghi, com molho de tomate, muçarela vegana, cogumelo paris e parmesão vegano; e a Rúcula com Tomate Seco, com molho de tomate, muçarela vegana, rúcula, tomate seco e parmesão vegano.

Além disso, a pizza Carne de Jaca promete ser sensação entre veganos e vegetarianos, que podem se divertir com a consistência e o sabor da fruta, que é usada ainda verde como cobertura da pizza salgada. Nessa invenção – que está em sintonia com a utilização da jaca por veganos e vegetarianos como uma espécie de substituta ao frango desfiado, por exemplo -, a carne da fruta vem sobre molho de tomate e alho-poró.

Felício também foi responsável pelo desenvolvimento das novas entradas, saladas e sobremesas: a burrata cremosa vem acompanhada por pesto de manjericão, tomate cereja, rúcula e fatias de pão tostadas. Além dela, a tábua de frios, o carpaccio de filé mignon e a ricota com abobrinha e tapenade de azeitonas complementam a seção. As saladas ganham frescor com a nova Caprese, com tomate, muçarela de búfala, tapenade de azeitonas e pão; e a Allo Zola, seguindo os ingredientes da pizza, com radicchio, gorgonzola, pera e molho mostarda.

Galpão da Pizza
Rua Dr. Augusto de Miranda, 1156 – Pompéia/SP
(11) 3871-5556