Gastronomia

Festival de Tiradentes completa 20 anos

Durante 10 dias, principais nomes da gastronomia mineira se encontram na cidade histórica

10 Ago 2017 10:24

Entre os dias 18 e 27 de agosto a cidade mineira de Tiradentes recebe a 20ª edição de seu Festival de Cultura e Gastronomia. A tradicional Praça da Rodoviária ganha novos ares e recebe shows, cozinha ao vivo e estandes com representantes dos mais importantes restaurantes mineiros. O Largo das Forras, chamado de Praça do Conhecimento, será o núcleo em que se concentram aulas teóricas e interativas com grandes nomes da gastronomia. Além disso, por toda a cidade são realizados eventos especiais, restaurantes locais oferecendo pratos exclusivos do Festival, Turismo Gastronômico, jantares e atividades culturais.  

Durante os dez dias de festa a cidade se transforma e abraça o evento, que este ano homenageia o estado de Minas Gerais. O Festival faz parte do calendário anual do Projeto Fartura – Comidas do Brasil que, após visitar todo o Brasil e alguns lugares no mundo pesquisando a gastronomia, voltou os olhos a Minas Gerais. A conclusão foi que a riqueza e fartura gastronômica, a calorosidade do povo e a importância deste setor na economia do estado – com números expressivos, fazem da gastronomia mineira uma das mais importantes do mundo.

A gastronomia tem importante valor cultural em Minas, com produtos tradicionais como o queijo, o café, a cachaça. Mas a importância não é só afetiva, este setor é responsável por girar a economia. O estado é o maior produtor e exportador de café do Brasil e do mundo; o segundo com mais produtos com certificado de origem e procedência do país; 400 mil agricultores familiares cadastrados. São 19 roteiros estruturados nas regiões turísticas de Minas, além de 16 cursos de gastronomia, de nível tecnológico, em funcionamento.

A curadoria gastronômica é baseada nas viagens da Expedição Fartura, que percorreu todo o Brasil até 2016 e, em 2017, recomeçou suas viagens com foco no o estado e visitando 32 cidades. Luiza Fecarotta, que cuidou do trabalho, seguiu alguns pilares: a valorização do Campo das Vertentes, onde está localizada Tiradentes, com um turismo gastronômico pela região; a cobertura do estado por inteiro, com representantes de todas as regiões de Minas, do Vale do Jequitinhonha à Serra da Mantiqueira; e a nova cena mineira, com produtos e dados que demonstram que Minas mantém a tradição, mas se destaca em outros setores, como na produção de vinho, por exemplo.

As pessoas que fazem dessa gastronomia tão rica também são foco da curadoria. Empreendedores gastronômicos que fizeram a diferença e cresceram no setor estarão presentes, além de mineiros que saíram do estado, estão fazendo sucesso e levando seu DNA para outros lugares.