Gastronomia

Corrientes 348 promove festival com Black Baldy

Raça de bois está entre as mais exclusivas do mundo

12 Jun 2017 11:12

A rede de restaurantes especializados em carnes Corrientes 348 realiza entre os dias 16 e 26/6 o Festival Black Baldy, com cortes nobres da raça Black Baldy, considerados os mais macios e suculentos do mundo.

Serão 9 opções exclusivas para o evento, provenientes de uma criação de gado do sul do País (RS), na região de Bagé. A ocasião contará com 2.500 quilos de carne divididos entre as unidades do Rio de Janeiro e São Paulo.

A raça Black Baldy é resultado do cruzamento das raças puras de boi Aberdeen Angus e Hereford, ambas de origem britânica, que começaram a ser selecionadas por criadores da América do Sul, em especial na Argentina. À Carbono Uomo, a equipe do Corrientes 348 explicou que a raça é bastante rara no Brasil: “temos hoje no País pequenos produtores que investem em lotes específicos desses animais, na maioria das vezes por demanda.” A produção é tão restrita que toda ela fica no mercado interno brasileiro, sem chance de ser exportada para fora do País.

Através de sua assessoria de imprensa, a rede Corrientes 348 nos deu detalhes dos bois da raça Black Baldy: “Seus cortes apresentam maciez, sabor e suculência muito superior a outros cortes também superiores, mas mais conhecidos. No caso desse animais todos os cortes são super premium e nos permite explorar sabores até então pouco conhecidos, que surpreendem com sabor e maciez, como é o caso da Marucha con Hueso, um corte com osso retirado do dianteiro, que estará presente no festival e é retirada do dianteiro do animal.”

Sobre a criação dos bois Black Baldy, a equipe do Corrientes explica: “Esses animais são recriados nos pastos de aveia e azevem no Rio Grande do Sul e, posteriormente, confinados por 180 dias com uma dieta exclusiva de alta energia e livre de qualquer nutriente que possa prejudicar o sabor da carne. Esse processo de cria, recria e engorda permite obter o máximo do potencial destes animais.”

Festival Black Baldy – Cortes
Ojo de Bife Black Baldy
Corte tradicional de origem argentina retirado da porção mais nobre do contrafilé. Sua maciez, suculência e sabor o fazem ser o mais desejado por 9 em cada 10 apreciadores de carne.

Bife de Chorizo Black Baldy
É o corte que tornou a carne argentina famosa no mundo. Nos EUA, o NY Strip é um dos pratos principais dos grandes restaurantes.

Tapa de Cuadril Black Baldy
Nossa famosa picanha incluiu o Brasil no mapa da alta gastronomia. Por isso, picanha chama-se picanha em qualquer língua. É o corte bife de tira que entrega a maior uniformidade nas porções.

Colita de Cuadril
O corte da peça inteira da alcatra, muito macio e suculento. Excelente para assados e churrascos em geral. Também conhecido como Colita de Cuadril, traz um sabor exclusivo à mesa.

Lomito Black Baldy
Também conhecido como filé mignon (de origem francesa) que significa “fatia grossa saborosa”. Considerado por muitos o mais nobre de todos.

Assado Premium Black Baldy (Bife de Tiras)
Corte para os amantes de carne, sucesso nas churrascarias e parrillas do mundo. É o mais adorado dos argentinos e uruguaios.

Marucha con Hueso
Corte com osso retirado do dianteiro. Uma explosão de sabor, maciez e suculência.

“El Assado”
Conhecido nos EUA como “Tomahawk”, é a melhor porção do filé de costela.

Alcatra Black Baldy
Porção central da alcatra selecionada cuidadosamente por nosso parrillero. Com sabor e maciez únicos, atende ao paladar dos que não gostam de gordura.

Vazio Black Baldy
Corte especial do 348 conhecido como Skirt nos EUA ou Fralda no Brasil. Se apresenta como o mais suculento da carta.

O festival irá vigorar em 3 unidades de SP (Itaim, Vila Olímpia e Jardins) e 2 no RJ (Marina da Glória e Barra) até o dia 26/6 ou enquanto durarem os 2.500kg.