Gastronomia

Conhecendo: Sushi Lika

Victor Collor vai visitar o mais brasileiro dos japas da Liberdade

por Victor Collor 2 Dez 2016 11:09

As idas ao bairro da Liberdade são sempre muito interessantes pelo fato de parecer que entramos em um outro universo, com uma cultura asiática ainda muito forte em cada canto. Seja nos postes temáticos que iluminam as pequenas ruas, seja no comércio que vez ou outro é falado em japonês ou em português com um sotaque distinto e claro, a culinária não está fora desta lista.

Em resumo a história conta que no início do século XX o Japão se viu superpovoado durante a era Meiji e a reforma agrária que ocorreu na época deixou muitos camponeses desempregados devido a nova forma de tributação de impostos por parte do governo sendo em valor de moeda e não como parte da produção agrícola.
Com o crescimento do comércio do café no Brasil, o país se viu necessitado de mão de obra na zona rural.
Após um acordo entre os governos brasileiro e japonês, o dia 18 de Junho de 1908 marca oficialmente a data da imigração japonesa ao Brasil com a chegada no navio Kasato Maru e 781 japoneses. Esse vai e vem perdurou até 1973 que marca a chegada oficial do Nippon Maru, o último navio de imigração ao país que já contava com aproximadamente 200 mil japoneses. Hoje estima-se que há mais de um milhão entre japoneses e nipo-brasileiros no Brasil, pincipalmente em São Paulo.

Com certeza esse é um dos reflexos de termos restaurantes japoneses em cada esquina. Tudo bem que muita coisa pode passar despercebido, mas outros tantos têm seu lugar ao sol.

Recentemente fui ao Sushi Lika mais uma vez e fotografei algumas coisa. Tudo bem que o restaurante que fica na rua dos Estudantes no coração da Liberdade, é o mais popular entre os marinheiros de primeira viagem ao bairro, mas ainda assim vale a vista para sentar no balcão e bater um papo com o sushiman que se diz vindo da “Bahia” de Tóquio.

Sushi Lika
Rua dos Estudantes, 152, Liberdade
Tel: 11 3207.7435