Gastronomia

Conhecendo o novo Ema

Victor Collor vai ao novo espaço da chef Renata Vanzetto e conta tudo para nós

por Victor Collor 25 Ago 2016 16:12

Na última terça, 23, fui a convite de Renata Vanzetto conhecer o seu novo espaço, o seu novo Ema. Renata saiu da Ilha Bela após fazer muito sucesso com o seu Marakuthai “pé na areia” no litoral norte da ilha – o mais legal, por sinal. De lá, ela seguiu para as ruas mais cinzas do país.

Digo como um bom nordestino: São Paulo não é fácil para ninguém. Ou ela te abraça ou ela te coloca pra fora. Enxerguei isso nos inúmeros amigos que tive por aqui e voltaram para as suas cidades, principalmente os de Maceió.
Para Renata, a teoria do abraço caiu melhor e hoje, além do “Marakas” da Ilha, como ela mesmo diz, já abriu mais duas “unidades” aqui em São Paulo – uma na Alameda Itu e outra no Itaim.

Com todo esse zum zum zum, Renata deu um salto maior para começar a fazer brincadeiras e experimentar coisas novas. Foi assim que o Ema surgiu em um pequeno sobradinho na rua da Consolação, nos Jardins. O espaço era estreito, a cozinha trabalhando no limite, o ambiente bem gostoso, luz baixa, musica na altura certa, paredes verdes e descascadas no tijolo, e cordas de sisal que desciam do teto e iluminavam o disputado balcão. Na mesa, as invenções de uma menina que sonha e faz a coisa acontecer. Uma mistura muito legal do sabor da praia, do dendê com a Ásia, com lembranças da infância e ideias que surgem no dia a dia e abraçam o seu jeito de ser. Comer no Ema é vivenciar um pouco da vida de Renata e os sonhos que permeiam pela cabeça da eterna menina da praia, do sol e do mar.

O sucesso cresceu e a cozinha ficou pequena. O novo Ema, como já está sendo chamado, é a mesma coisa porém maior, mais sóbrio, mais maduro e com um espaço que vai fazer com que a Chef e sua equipe tenha mais inspiração para pirar e ter novas ideias. Agora sim um laboratório de verdade!

No antigo, a ideia era abrir de terça a quinta, talvez pela quantidade de eventos que Renata tem feito, ou quem sabe pelo rolê de descer para o litoral e desligar um pouco da correria de São Paulo aos finais de semana. A coisa agora ganhou corpo e eles passam a abrir de terça à sábado, trabalhando com reservas no primeiro horário e deixando uma outra rodada aparecer por lá por volta das 22h. Afinal a cozinha fecha às 23:45h.

Eis o novo Ema e as cores de alguns novos e outros antigos pratos, mas confesso que espero mais coisa nova saindo desse novo laboratório.

Ema
Rua Bela Centra, 1551
Tel: (11) 98232-7677

Veja mais