Gastronomia

Cerveja com toques de mel

Way Beer lança rótulo com mel de abelhas mandaçaia

10 Jan 2018 10:08

A paranaense Way Beer acaba de completar 7 anos com uma grande novidade: a cerveja Saison Mandaçaia. A bebida tem como grande destaque a utilização do mel da Mandaçaia, uma abelha nativa sem ferrão que produz mel mais claro e menos doce do que o das abelhas comuns. A cerveja, disponível em garrafas de 750ml, já está sendo comercializada em todo Brasil.
 
O mestre cervejeiro da Way, Alessandro Oliveira, teve a ideia de criar criar uma Saison utilizando mel de abelha  quando conheceu  o vice-presidente da Associação dos Meliponicultores de Mandirituba (AMAMEL), Benedito Antônio Uczai, em um evento gastronômico. Benedito e sua esposa Salete Perin são referências no manejo de abelhas nativas no Brasil há 9 anos, com uma produção caseira de qualidade que extrai os méis de onze espécies nativas diferentes.

Além do mel, a Mandaçaia foi refermentada na garrafa por 6 meses com levedura Brettanomyces. O resultado é uma bebida que destaca as características únicas da meliponicultura, apresentando IBU de 23,3 e graduação alcoólica de 7,3%.
 
A Saison Mandaçaia, que custa a partir de R$ 45, pode ser encontrada em casas de cervejas especiais, bares, restaurantes e mercados de todo Brasil.

Veja mais