Gastronomia

Bourdeaux tem sua maior colheita desde 2009

Aumento de produção das uvas foi de 9% em relação ao ano anterior

23 Dez 2016 11:30

Atingida por uma sucessão de pequenas colheitas de vinho nos últimos anos, a região francesa de Bordeaux terá safra recorde em 2016, uma produção que supera a ótima safra de 2009 e aliviando consideravelmente a pressão sobre os estoques da região.

Em 2013, Bordeaux registou a sua menor produção desde 1991, com volumes que totalizam pouco mais de 3.8 milhões de hectolitros. Desde então, a região vinícola sofreu de modestas colheitas.

Diante da assembléia geral do Conseil Interprofessionnel du Vin de Bordeaux (CIVB) no início desta semana, seu presidente, Allan Sichel, disse: “Hoje, temos a imensa satisfação de apresentar uma excelente colheita de 2016, especialmente por sua qualidade, mas também em termos de rendimentos. Essa combinação de fatores nos levará a uma produção total aproximada de 5.7 milhões de hectolitros de vinhos de Appellation d’Origine Protégée (AOP).”

A dimensão da colheita de 2016 permitirá que a associação comercial da região alcance um objectivo de comercialização para 2017 de 5.3 milhões de hectolitros, um aumento de 9% nos volumes vendidos este ano e um nível de desempenho inédito para Bordeaux neste século.