Gastronomia

Bel Coelho faz menu inspirado em Portugal

Herança Portuguesa é o tema da próxima edição do Clandestino

19 Jul 2017 12:37

A chef Bel Coelho realiza entre os dias 24 e 29 de julho mais uma edição de seu projeto gastronômico itinerante Clandestino. Com o tema Herança Portuguesa, Bel vai olhar para as tradições de seus antepassados para criar um menu dedicado ao país europeu.

Entre as sugestões do novo cardápio está a Bochecha de boi ao molho madeira, repolho grelhado e purê de castanha portuguesa. O molho madeira, preparado a base do vinho da ilha de mesmo nome, é comumente utilizado em Portugal para acompanhar a língua bovina. Por aqui, Bel preferiu usá-lo como finalização para a bochecha, acompanhada de delicados raviólis de repolho, recheados com creme de castanhas. Outra releitura, o Pirarucu à Brás faz alusão a um dos pratos mais famosos de Portugal, mas substitui o bacalhau pelo peixe de rio brasileiro. Na receita da chef, o peixe desfiado é misturado à ovo e azeite e vem acompanhado por chips de mandioquinha e azeitonas pretas desidratadas.

Outro destaque, o Curry e Canja remete à outra receita tradicional, que poucos sabem ter origem portuguesa. Na versão de Bel, a galinha é cozida com temperos até formar um perfumado caldo e depois retirada, na hora de montar o prato. A base, então, recebe legumes grelhados como aipo, cenoura e mini-milho e um toque do tempero indiano – acredita-se que o nome canja possa ter derivado do curry, típico da Índia, que dissipou-se pelo mundo graças às grandes navegações.

Aberta apenas durante uma semana por mês, a descolada casa que abriga o Clandestino, no Beco do Batman, na Vila Madalena, atende 24 clientes por noite, com reserva e pagamento antecipados.

Clandestino Herança Portuguesa
Endereço: Rua Medeiros de Albuquerque, 97, na Vila Madalena
Próximas datas: de 24 a 29 de julho de 2017, a partir das 20h
Capacidade: 24 lugares por noite. É necessário reservar e pagar com antecedência.
Valor: menu degustação com 12 pratos – R$290, por pessoa, ou R$440, se harmonizado com bebidas alcoólicas.
Contato para reservas: reservas@clandestinorestaurante.com

Veja mais